27º SIICUSP na FSP/USP contará com palestras e apresentações dos trabalhos
Acompanhe a transmissão em: YouTube IPTV USP

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

No dia 20 de setembro ocorre a 1ª fase do 27º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) na FSP/USP. Nessa fase, o evento é organizado por cada Unidade da USP, com trabalhos de sua área específica.

Os alunos da graduação apresentarão seus pesquisas de Iniciação Científica entre 13h e 15h30. Na Sala Odair Pacheco ocorrerão as apresentações relacionadas à saúde da mulher e da criança; na Sala José Maria Gomes, serão as apresentações da epidemiologia; na Sala Fernando Guimarães, os trabalhos sobre alimentação e nutrição e na Sala Victório Barbosa, as pesquisa sobre meio ambiente, saúde do trabalhador e políticas públicas. Confira a programação detalhada aqui.

Além das apresentações, a FSP/USP, em parceria com a EEUSP, realizará o Seminário de Iniciação Científica e Pesquisa, das 9h às 12h, com três palestras sobre o tema. O Seminário contará com transmissão ao vivo via IPTV/USP e YouTube.

9h-9h15 Abertura no Anfiteatro João Yunes (Prédio da Biblioteca)
Profa. Dra. Marly A. Cardoso, Profa. Dra. Renata E. L. Ferretti, Prof. Dr.
Oswaldo Yoshimi Tanaka e Profa. Dra. Regina Szylit
9h15-10h Palestra: O Panorama da Pesquisa na USP
Prof. Dr. Sylvio Roberto Accioly Canuto, Pró-Reitor de Pesquisa da USP
10h-10h30  Coffee-break
10h30-11h15 Palestra: A Saúde e as Ciências da Saúde em tempos austeros: uma mirada pelas lentes da epidemiologia
Prof. Dr. Maurício Lima Barreto – Professor Sênior do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, Membro da Academia Brasileira de Ciências
11h15 – 12h00 Palestra: Mídias Sociais e Divulgação Científica contra a Anti-ciência
Prof. Dr. Altay Alves Lino de Souza, Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina, UNIFESP
13h – 15h30 Apresentação dos Trabalhos do SIICUSP – salas de aula da FSP/USP e da EEUSP
16h – 17h Apresentação do Coral USP – Anfiteatro João Yunes
17h – 17h30 Premiação para melhores apresentações de iniciação científica – Anfiteatro João Yunes

Para assisitr ao Seminário e às apresentações do 27º SIICUSP na FSP/USP e na EEUSP, inscreva-se aqui.

Seminário de Iniciação Científica e Pesquisa e 27º SIICUSP
Quando: 20 de setembro, das 9h às 17h30
Quanto: gratuito
É necessário inscrever-se.

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – SIICUSP é um evento anual que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da USP, bem como de outras instituições nacionais e internacionais. Visa também contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à pesquisa acadêmica, promovendo a oportunidade de interação entre pesquisadores de todos os níveis e áreas, e fomentando a colaboração e a pesquisa multidisciplinar na Universidade. Desde 2014, o SIICUSP é composto de duas fases. Na primeira, cada Unidade, ou grupo de Unidades, organiza seu próprio evento, com trabalhos de sua área específica. Os estudantes apresentam seus projetos para uma comissão avaliadora, que indica os que forem melhor avaliados para a segunda fase, denominada “Etapa internacional”. Nessa fase, os estudantes selecionados têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos novamente, em evento com participação de todas as áreas do conhecimento, na Cidade Universitária – São Paulo. A programação do evento é aberta a todos os estudantes, docentes, pesquisadores e público geral interessado. Estudantes de universidades estrangeiras também participam apresentando seus projetos, selecionados por comitês de sua instituição.