A  |  A+ |  A-
Você conhece a Coleção Entomológica de Referência da FSP-USP?

A partir dos primeiros anos da década de 1930, as pesquisas entomológicas na FSP-USP tiveram seu desenvolvimento graças às iniciativas de John Lane e Paulo Cesar de Azevedo Antunes. Os estudos entomológicos tomaram, então, vulto cada vez maior e, em 16 de julho de 1937, foi criada a Coleção Entomológica de Referência (CER) da FSP-USP, junto com o Laboratório de Entomologia, atualmente parte do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP.

Graças a Lane e a Antunes, e à Coleção Entomológica, o ciclo silvestre da febre amarela foi amplamente estudado no Brasil, principalmente nos dois grandes polos de estudos entomológicos em saúde pública da época: a própria FSP-USP e também a Fiocruz, no Rio de Janeiro.

O Laboratório de Entomologia esteve envolvido nos grandes projetos nacionais de eliminação da malária, transmitida pelo Anopheles arabiensis, e no combate à febre amarela. Atualmente, mantém papel ativo junto a autoridades e programas de controle, bem como na formação de mão de obra especializada.

A sala da CER recebe o nome do Prof. Paulo Forattini, formado em medicina pela FMUSP em 1949 e especialista em entomologia médica pela FSP-USP. Suas pesquisas contribuíram para o controle da Doença de Chagas no estado de São Paulo. Forattini também dedicou-se à literatura e à editoração: fundou e atuou como editor da Revista de Saúde Pública, foi editor na Editora da USP (Edusp) e participou da criação do Sistema Integrado de Bibliotecas (SiBi) da USP.

O acervo da Coleção permitiu a identificação do Aedes albopictus, também conhecido como mosquito-tigre-asiático e transmissor das principais arboviroses. Por meio de comparações com espécimes locais, Forattini realizou a primeira detecção dessa espécie, que invadiu o país em 1986.

A Coleção possui amostras de espécimes de toda a região neotropical – que se estende do sul do México até a América do Sul -, com amostras principalmente da América do Sul. Além disso, por meio de intercâmbios mantidos com instituições estrangeiras, também estão depositadas na Coleção espécimes de outras regiões biogeográficas do mundo.

Novos espécimes são coletados por meio de projetos de pesquisa, com suporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de agências internacionais de apoio à pesquisa. Com a verba concedida, são realizadas coletas em diversas regiões do Brasil.

A Coleção é supervisionada pela Profa. Maria Anice Mureb Sallum, que atua na área de taxonomia e ecologia de mosquitos vetores de agentes infecciosos, e conta com dois técnicos: Denise Cristina Sant´Ana e Caio Cesar Moreira. Atualmente, o local atende a demandas tanto de alunos e pesquisadores da FSP-USP quanto de pesquisadores de outras instituições.

Além dos mosquitos, a Coleção abriga outros grupos de importância de saúde pública, como os flebotomíneos, vetores, entre outras doenças, de leishmaniose tegumentar e visceral; e os triatomíneos, que incluem espécies vetoras do Trypanosoma cruzi, causador da Doença de Chagas.

 

Confira a página oficial da Coleção: https://www.fsp.usp.br/site/epidemiologia/mostra/1554

Confira o vídeo sobre a Coleção: https://www.youtube.com/watch?v=l1Z_h7DEqog