Repercussão do painel online: “Rompemos o isolamento social e a solidão nesse momento difícil”. Assista ao vídeo do debate

Professor Marco Akerman. Foto: IEA/USP.

No primeiro painel online “A emergência do COVID-19 e o papel da saúde pública”, promovido pela Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP) na manhã do dia 19 de março, muitas dúvidas e temores vieram à tona num debate ao vivo que mostrou a diversidade de questões que a sociedade ainda deverá enfrentar durante a pandemia do novo Coronavírus. “Hoje foi um dia histórico. Muitas pessoas agradeceram porque rompemos o isolamento social e a solidão desse momento difícil”, disse o professor Marco Akerman, do Departamento de Política, Gestão e Saúde, ao avaliar o evento online.

“Acredito que além das questões operacionais, que são muito importantes, podemos ampliar esse debate para o subjetivo e incluir profissionais das ciências sociais e da psicologia, por exemplo. A questão do medo, da solidão, do pânico é uma realidade entre nós que precisamos discutir”, disse Akerman.

Professor Oswaldo Yoshimi Tanaka. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Para o diretor da FSP-USP, Oswaldo Yoshimi Tanaka, o momento é de mostrar para a sociedade a importância da saúde pública e a necessidade de equipar o Sistema Único

de Saúde (SUS). “Como sanitaristas, temos que trabalhar claramente as lacunas discutidas e levar propostas concretas para os gestores. Temos uma massa crítica de estudantes formados e conhecimento acumulado que em muito pode ajudar a melhorar os processos e inibir o desmonte dos serviços públicos de saúde”, afirma Tanaka.

A coordenadora do debate, professora Carmen Simone Grilo Diniz, do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da FSP-USP, acredita que a partir das perguntas dos internautas será possível pautar novos debates nesse formato.

Professora Carmen Simone. Foto: USP Imagens.

“Estamos cumprindo um importante papel porque as dúvidas e as informações contraditórias ainda são muitas. A discussão abriu janela para muitos outros debates. Temos que abordar temas relevantes como o sucateamento do SUS, o ritmo de crescimento da epidemia, o papel da vigilância sanitária, o controle social, a segurança dos trabalhadores, o direito à testagem, o direito à renda num contexto de isolamento social. Enfim, há muito o que discutir. Pretendemos melhorar o formato e poder transmitir com melhor qualidade a todos os internautas”, disse a professora Simone.

Participaram como painelistas os professores Eliseu Alves Waldman, do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, a professora Deisy Ventura, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP e o professor Gonzalo Vecina Neto, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP, além do diretor da FSP-USP, professor Oswaldo Yoshimi Tanaka, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP.

Confira o vídeo do debate neste link.