Professor Gonzalo Vecina Neto. Imagem: reprodução.
“O pós-COVID-19″ é o título da coluna no jornal Estado assinada pelo médico sanitarista e professor da FSP-USP, Gonzalo Vecina Neto, que estreia nesta segunda-feira (27 de abril). O colunista discorrerá quinzenalmente nas edições impressa e digital do jornal sobre temas relacionados à gestão em saúde e à pandemia do novo coronavírus.
Fundador e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e ex-secretário municipal de Saúde, o professor, que é do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP, mostra na coluna de hoje (27) que a Itália chegou a uma situação de calamidade devido a uma combinação de três eventos.
Os dois primeiros se resumem à ganância de empresários que resistiram em paralisar suas atividades comerciais e à atuação de políticos populistas que aceitaram a pressão dos empresários (e depois tiveram que fazer pedidos públicos de desculpas). O terceiro elemento diz respeito à diminuição da importância do Estado em detrimento da “voragem financeira que varreu o velho mundo”, movimento que nos últimos 15 ou 20 anos vem entregando ao mercado papéis estruturantes para o bem estar social.
Confira o texto na íntegra:
https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,o-pos-covid-19,70003283644