Fase 4 do ICPCovid Brasil tem como enfoque conhecer o impacto da flexibilização das medidas restritivas no país

Arte: @thaliatiberio

Um consórcio internacional formado por 20 países dará início à quarta fase da pesquisa que estuda o comportamento e as condições de vida da população durante os períodos de distanciamento social para conter a velocidade de disseminação do novo coronavírus. O International Citizen Project Covid-19 (ICPCovid) é liderado pelo Prof. Dr. Robert Colebunders, da Universidade de Antuérpia, na Bélgica. No Brasil, o projeto é liderado pela ex-aluna da Faculdade de Saúde Pública, Drª. Edlaine Faria de Moura Villela, Professora da Universidade Federal de Jataí/Goiás e conta com uma rede de colaboradores, entre eles o Dr. Eliseu Alves Waldman e a Dra. Ana Paula Sayuri Sato, ambos Professores da Faculdade de Saúde Pública da USP, e a Drª. Rossana Verónica Mendoza Lopez, também ex-aluna da instituição.

A quarta fase do estudo terá início dia 06 de junho. O questionário é simples e rápido, e apresentará novas questões muito importantes. Todos podem participar, independentemente de terem participado ou não da primeira fase. Para preencher o questionário, bem como ter acesso ao protocolo de pesquisa, basta acessar o link: www.icpcovid.com/pt-br/country/brasil

Conheça alguns resultados preliminares

As fases anteriores da pesquisa já somaram mais de 30.000 questionários respondidos online e trazem uma perspectiva bastante interessante sobre o impacto do distanciamento social na vida dos brasileiros. “Tivemos a participação de pessoas de todos os estados brasileiros. Observamos que estados com menos participantes na primeira fase marcaram presença na segunda fase e terceira fase, como é o caso do estado de Goiás”, afirma a professora Edlaine. Verificou-se também que 10% deles relataram mudança de residência por conta da pandemia.

O estudo mostrou, até aqui, que o isolamento tem sido respeitado por mais de 50% dos participantes, os quais passaram a trabalhar em casa durante a pandemia, o que pode ter contribuído a conter a velocidade de disseminação da pandemia no Brasil, 57% relatam não ter tido nenhum contato com pessoas fora de casa há mais de uma semana. Em contrapartida, 26% relatam impacto desfavorável do isolamento em relação a sua saúde mental.

Em relação as medidas preventivas individuais, a maioria dos participantes demonstrou aderir às medidas de higienização das mãos de forma satisfatória (93%). Observou-se o aumento progressivo do uso da máscara facial nas três fases da pesquisa, já realizadas, verificando-se que nos meses de março, abril e maio, respetivamente, 55,0%, 90,0% e 97,0% utilizavam máscara ao sair de casa.

“A partir da terceira fase, começamos a investigar qual a proporção de pessoas que apresentaram quadro suspeito de COVID-19. Verificamos que 32% dos participantes apresentaram sintomas gripais na primeira quinzena de maio. Pelo menos 7,1% tiveram contato com um caso confirmado. Do total de 1890 participantes, apenas 143 foram testados para o COVID-19. 12,6% mostraram-se positivos e, para estes, 65% foram tratados em casa e apenas 19,8% foram colocados em quarentena”, relatou a professora.

“Um resultado que chamou nossa atenção é o de que houve uma diminuição na proporção de pessoas que apresentavam preocupação com a própria saúde entre a segunda (mês de abril) e a terceira fase (maio) do estudo”, destacou a coordenadora do estudo. Vale salientar, que 32% dos entrevistados apresentavam comorbidades antes do início da pandemia. As principais enfermidades relatadas foram hipertensão, diabetes e asma.

O Observatório de Epidemiologia e Serviços de Saúde (EpiServ), também coordenado pela professora, recentemente passou a dispor de um site, o qual tem sido atualizado semanalmente pelos discentes da UFJ envolvidos no ICPCovid. No momento, o EpiServ acaba de implantar sua Sala de Situação de Saúde. Acesse: episerv.com.br

Ademais, está sendo feito um estudo global sobre o impacto da pandemia no cotidiano de pessoas que vivem com HIV/AIDS e de pessoas com epilepsia.

Seguem os links para participação dos grupos específicos:

Epilepsia: https://www.icpcovid.com/pt-br/covid-19-e-pessoas-com-epilepsia

HIV: https://www.icpcovid.com/pt-br/covid-19-e-pessoas-que-vivem-com-hiv

Continue apoiando-nos nessa pesquisa.

Participe aqui: www.icpcovid.com/pt-br/country/brasil

Participe conosco desse processo! Divulgue aos seus pares, amigos e familiares!