A  |  A+ |  A-
A reabilitação profissional no Brasil é tema de artigo publicado em revista científica internacional por pesquisadores da FSP-USP

O artigo “Trends in the cumulative incidence of vocational rehabilitation indicators in Brazil, 2007-2016” de autoria de Cristiano Barreto de Miranda, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPG-SP) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, da Prof.ª Frida Marina Fischer, docente do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP, e dos pesquisadores egressos do PPG-SP/FSP-USP,  João Silvestre Silva-Junior e Gisele Aparecida Fernandes, foi publicado na revista científica “International Journal of Environmental Research and Public Health” (fator de impacto 2.468).

A reabilitação profissional (RP) é um serviço público oferecido gratuitamente pela Previdência Social brasileira com o objetivo de otimizar a participação no trabalho de pessoas com deficiências, limitações ou restrições relacionadas à saúde. No artigo, os autores analisaram os dados nacionais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no período de dez anos.  Os resultados indicaram uma tendência de redução no encaminhamento de casos para a RP, um aumento na admissão dos casos e estabilidade no número de trabalhadores reabilitados no Brasil entre 2007-2016.

O estudo conclui que houve limitações no acesso de trabalhadores com incapacidade laborativa à reabilitação profissional e sugere haver uma fila de pessoas no aguardo da prestação deste serviço público. Para os autores, “esta realidade demonstra uma fragilidade na efetividade da RP no Brasil como estratégia para reduzir o tempo de afastamento do trabalho por meio da reinserção produtiva precoce”.

O manuscrito faz parte da pesquisa de doutorado do autor principal, Cristiano B. de Miranda, que investiga o retorno ao trabalho após reabilitação profissional de segurados do INSS com incapacidade laboral.

Artigo completo: https://www.mdpi.com/1660-4601/17/11/3952

Para mais informações: Cristiano B. de Miranda (cristianobm@usp.br)