
A pandemia de COVID-19 tem produzido impactos diversos na alimentação e na nutrição da sociedade. As interferências no acesso ao alimento, a alimentação inadequada e as mudanças de estilo de vida apontam mudanças no comportamento alimentar, nos padrões de sono e de atividades corporais de adultos e crianças. Neste cenário, bebês e crianças pequenas constituem um grupo vulnerável por se encontrarem em fase de intenso desenvolvimento e formação de hábitos alimentares.
Por outro lado, o suporte profissional de assistência à saúde no que se refere às dificuldades na amamentação e na alimentação infantil tem sido limitado devido às outras demandas da pandemia. A assistência à saúde contempla ações promotoras da saúde, de prevenção e de controle de doenças e tem tentado se reorganizar para atender a tais demandas, paralelamente à intervenção prioritária do controle da pandemia.
O encontro “Desafios no aleitamento materno e na alimentação infantil no contexto de pandemia” trará especialistas para discutir as possibilidades de intervenção no atual cenário, buscando estratégias que minimizem os prejuízos indiretos da pandemia nesses grupos familiares.
16º webinar FSP-USP “Desafios do aleitamento materno e da alimentação infantil no contexto de pandemia”
DATA: 23/06/2020
HORÁRIO: 14h
Palestrantes:
Gabriela dos Santos Buccini – fonoaudióloga e pesquisadora associada na Yale School of Public Health
Viviane Laudelino Vieira – nutricionista e pesquisadora do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza da FSP-USP
Lígia Perez Paschoal – psicóloga do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza (CSEGPS) da FSP-USP
Mediadora:
Samantha Caesar de Andrade – nutricionista e pesquisadora do CSEGPS da FSP- USP