Pesquisa sobre sofrimento psíquico entre estudantes da FSP-USP

Foto: Arquivo pessoal.

Pós-Doutorando do Dep. de Política, Gestão e Saúde da FSP, o pesquisador Thiago Marques Leão está desenvolvendo desde 2018 uma pesquisa sobre sofrimento psíquico entre estudantes. Agora, no contexto da atual crise sanitária ligada à pandemia, com apoio das Comissões de Graduação e Pós-graduação, ele enviou um questionário eletrônico através do e-mail USP dos estudantes como estratégia para escutá-los e dar seguimento efetivo à investigação sobre o fenômeno. O questionário pode ser acessado por alunos de graduação e pós-graduação da FSP-USP, regularmente matriculados, através do link https://forms.gle/jFnKCTNdZmXv2DCRA

O questionário é parte da pesquisa “Mudanças sociais, individualização e sofrimento psíquico entre estudantes universitários“. O objetivo é discutir o sofrimento e adoecimento mental entre estudantes de graduação e pós-graduação, e propor estratégias para lidar com o fenômeno. A metodologia tem abordagem quali-quantitativa, mediante questionário estruturado e fechado (perguntas de múltipla-escolha) e uma questão aberta, dirigidas aos estudantes, preservando seu anonimato.

O formulário leva de 10 a 15 minutos para ser respondido. De acordo com Thiago, a participação dos estudantes é fundamental para o sucesso da pesquisa “. E acrescenta: “A participação de quem não teve experiência de sofrimento ou adoecimento mental na Universidade, é igualmente importante. Hoje, mais do que nunca, acreditamos que é fundamental escutar vocês [estudantes] para tentar compreender os desafios e construir respostas possíveis”.

A pesquisa é realizada pelo pós-doutorando, sob supervisão da Prof.ª Dr.ª Aurea Ianni (FSP), e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FSP-USP (Parecer n.º 3.692.933/2019).

Data: até o dia 30/08

Público alvo: graduandos e pós-graduandos (mestrado e doutorado) da Faculdade de Saúde Pública da USP
Link para o formulário: https://forms.gle/jFnKCTNdZmXv2DCRA