A  |  A+ |  A-
Resultados da pesquisa Dias Potenciais de Gravidez Perdidos tem novo ciclo de palestras no dia 25 de setembro

O segundo evento de divulgação dos resultados da pesquisa Dias Potenciais de Gravidez Perdidos (DPGP) acontece no dia 25 de setembro, às 14h. Coordenada pela professora Carmen Simone Grilo Diniz, a pesquisa tem como um de seus principais resultados a criação de uma medida inovadora para a idade gestacional.

O Brasil é um dos países com o maior número de partos antecipados por conta de cesarianas e induções, resultando no encurtamento da gestação. Essa prática traz consequências negativas tanto para o bebê quanto para a mãe, seja no curto, médio ou longo prazos.

A classificação do período “a termo” (entre 37 e 42 semanas de gestação) tem sido tratado como categoria homogênea, acreditando-se que o nascimento nesse intervalo poderia ser provocado de maneira segura e sem riscos adicionais. Por este motivo, a pesquisa buscou uma nova variável para contar os dias faltantes do que seria uma gravidez completa, algo em torno de 280 dias. 

Os especialistas convidados debatem nos encontros questões que vão desde questões gerais de gravidez e parto, problematizam as dificuldades do sistema de saúde em oferecer uma experiência positiva de parto, bem como debatem os aspectos culturais, políticos e econômicos envolvidos na prática do encurtamento da gravidez.

 

Evento com inscrições pelo formulário: https://linktr.ee/diasperdidos

Local: Google Meet https://meet.google.com/nto-yyoq-cfn

 

Seminário “Partos domiciliares no Município de São Paulo: perfil das usuárias e resultados maternos e neonatais”

Data: 25 de setembro de 2020

Horário: 14 horas

Palestrantes:

Ana Cristina Duarte – Coletivo Nascer

Célia Maria Castex Aly – Secretaria Municipal de Saúde do município de São Paulo

Carmen Simone Grilo Diniz – Faculdade de Saúde Pública da USP