Docente da FSP USP é indicado para Prêmio sobre combate à violência de gênero

Indicado na categoria Eles por Elas, o professor da USP ajuda na articulação de uma cartilha sobre violência doméstica e sexual na cidade brasileira com maior número de habitantes indígenas. Nela, homens brancos são a maior ameaça às mulheres indígenas (Foto: Silvana Martins – Site da Revista Digital Marie Claire)

O Prof. José Miguel Nieto Olivar, de 42 anos, professor do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), foi indicado e é finalista para o Prêmio “Viva 2020”, promovido pelo Instituto Avon e Revista Marie Claire, para reconhecer iniciativas que promovem pessoas e projetos que enfrentem do aumento da violência de gênero durante a pandemia de Covid-19.

O Prof. Miguel, concorre na categoria “Eles por Elas”, pela sua atuação na articulação de uma cartilha sobre violência doméstica e sexual na cidade brasileira com maior número de habitantes indígenas do país, São Gabriel da Cachoeira (AM), que é conhecida como o município mais indígena do Brasil. Entre os poucos mais de 43 mil habitantes, nove entre 10 têm essa origem, segundo o IBGE. . Nela, homens brancos são a maior ameaça às mulheres indígenas.

É através da cartilha “Violência doméstica e violência sexual em tempos de pandemia. Redes de apoio e denúncias: você não está sozinha que seus criadores apostam na prevenção pela educação para coibir esses crimes. O material nasce da parceria entre a FSP-USP com o Departamento de Mulheres Indígenas da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (DMIRN/FOIRN), o Instituto Socioambiental e o Observatório da Violência de Gênero no Amazonas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

• Veja aqui, a matéria na íntegra, publicada no site da Revista Marie Claire.

Clique aqui para escolher seus favoritos nas oito categorias do Prêmio Viva 2020.

Fonte: Luciana Borges e Giovanna Brezolline – Colaboração para a Revista Digital Marie Claire – 05 OUT 2020 – 06H07 – Atualizado em05 Out 2020 – 06H07.