A  |  A+ |  A-
Prof. Arêas, do Depto de Nutrição da FSP-USP, está entre os cientistas mais influentes do mundo

Foto: Acervo ASCOM/FSP-USP.

O Journal Plos Biology publicou, em 16 de outubro de 2020, o banco de dados de um estudo que fez a análise do ranking mundial de cientistas. Esse ranking elenca os 100.000 top cientistas do mundo, segundo os bancos de dados utilizados até 2019. Entre os 100 mil, 600 são brasileiros, diversos da USP, sendo dois da Faculdade de Saúde Pública da USP: além do professor Carlos Augusto Monteiro (confira a matéria), também consta o nome do professor José Alfredo Gomes Arêas, Titular aposentado do Departamento de Nutrição da FSP-USP. 

O professor Arêas é bacharel em Farmácia e Bioquímica pela USP, mestre em Ciência de Alimentos pela USP e PhD in Food Science, Dept. of Applied Biochemistry and Food Science, University of Nottingham, UK.  Bolsista de doutorado no Departamento de Bioquímica, Unidade de Biomembrana, na Universidade de Oxford (1990-1993). Tem experiência na área de Ciência de Alimentos, Biofísica de Alimentos e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos funcionais, propriedades funcionais de alimentos, extrusão termoplástica, RMN aplicada a alimentos, emulsões alimentares, dinâmica molecular de macromoléculas alimentares.

A publicação relaciona os 100 mil cientistas mais influentes do mundo, considerando suas carreiras nas suas respectivas áreas. O total representa 2% de todos os cientistas do mundo. Entre os 100 mil, 600 são brasileiros. Os nomes dos 600 cientistas brasileiros foram compilados e encontram-se nessa lista publicada na matéria da FapespPB

Fonte: FapespPBPlataforma Lattes