Doenças transmitidas por vetores num contexto de Saúde Única: dengue e febre amarela, dias 15 e 17 de dezembro
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

As doenças transmitidas por vetores são um desafio para a saúde pública porque envolvem interações complexas da geografia, biologia, modos de vida, qualidade do meio ambiente e animais. A questão será debatida durante os seminários “Doenças transmitidas por vetores num contexto de Saúde Única”, nos dias 15 e 17 de dezembro, em debates moderados pela professora Eunice Aparecida Galati, listada como uma das cientistas mais influentes segundo o ranking do Journal Plos Biology. Os seminários podem ser acompanhados pelo canal da FSP no YouTube.

Os seminários acontecem das 18h às 20h. O foco do primeiro seminário, no dia 15, será a dengue, doença causada por quatro sorotipos diferentes de um arbovírus chamado Flavivírus  (DENV 1, DENV 2, DENV 3 e DENV 4). A transmissão ocorre pela picada do mosquito do gênero Aedes. Nas Américas, o principal transmissor é o Aedes aegypti, enquanto na Ásia destaca-se o A. albopictus.  Neste seminário, participam como palestrantes Geane Aparecida de Almeida Andrade, Olívia Gavioli e Samanta Gouveia Parisi.

Já no segundo seminário, no dia 17, o tema será a febre amarela. A doença é causada pelo arbovírus Flavivirus febricis da família Flaviviridae, que tem como hospedeiros primatas não humanos das matas tropicais. No ciclo silvestre, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá pelo Aedes aegypti (o mesmo da dengue). Participam como palestrantes Thereza Messora e Adriano Pinter dos Santos, e o debatedor Fredy Galvis Ovallos.

As políticas públicas para a prevenção e controle dessas doenças necessitam de um planejamento multidisciplinar e integrativo, considerando a abordagem da Saúde Única (One Health), uma perspectiva holística e interdisciplinar que reconhece a estreita interação entre a saúde humana, animal e ambiental. Os seminários são resultados dos conhecimentos gerados por alunos do Programa de Pós Graduação  em Entomologia em Saúde Pública (PPG-ESP) da FSP-USP e trará discussões geradas por seus alunos, ex-alunos e orientadores.

Doenças transmitidas por vetores num contexto de saúde única: dengue

Data: 15 de dezembro de 2020

Geane Aparecida de Almeida Andrade

Olívia Gavioli