Profa. Eunice Galati, do Depto de Epidemiologia da FSP-USP, está entre os cientistas mais influentes do mundo

Profa. Eunice Galati – Foto: Arquivo de imagens ASCOM/FSP-USP.

A bióloga Profa. Eunice Aparecida Bianchi Galati, docente do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Púbica (FSP) da USP, também está entre os cientistas mais influentes do mundo, assim como os professores Carlos Augusto MonteiroJosé Gomes Arêas, citados em matérias anteriores deste site. O ranking é do  Journal Plos Biology que publicou, em 16 de outubro de 2020, o banco de dados de um estudo que fez a análise mundial de cientistas, também divulgado em matéria do Jornal da USP. Esse ranking elenca os top 100.000 cientistas do mundo, segundo os bancos de dados utilizados até 2019. Entre os 100 mil, 600 são brasileiros, diversos da USP.

A Profa. Eunice Aparecida Bianchi Galati possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1977), graduação em Ciências pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professora associada no Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.  É membro da Comissão de Coordenação do Curso de Mestrado Profissional em Entomologia em Saúde Pública da Comissão de Coordenação do Curso de Bacharelado em Saúde Pública.

Tem experiência no ensino de graduação e pós-graduação em Epidemiologia e em Zoologia, com ênfase em Entomologia em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Phlebotominae, Psychodidae, leishmaniose tegumentar, leishmaniose visceral taxonomia e vetores. É orientadora no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e no Mestrado Profissional em Entomologia em Saúde Pública, ambos na Faculdade de Saúde da Universidade de São Paulo e no Programa de Entomologia e Conservação da Biodiversidade na Universidade Federal de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul.

Atualmente desenvolve projetos sobre avaliação de parâmetros que medem a capacidade vetorial de algumas espécies de flebotomíneos em relação a Leishmania spp e sobre taxonomia e ecologia de Phlebotominae.

Fonte:  Jornal da USP, FapespPB e Plataforma Lattes