A  |  A+ |  A-
Seminário da FSP traz em sua 80ª edição os “Acidentes de trabalho com interações de atividades”

O 80º encontro Fórum sobre Acidentes de Trabalho (AT), tradicional fórum de debates e Ação em Vigilância em Saúde do Trabalhador, fruto da parceria da Faculdade de Saúde Pública (FSP)  da USP com outras instituições relevantes desta área de pesquisas, realizará no próximo dia 12 de Maio , a Live “Acidentes de trabalho com interações de atividades“.

O CEREST Piracicaba tem identificado acidentes fatais (AT) em atividades com interação, ocorrendo em empresas e serviços de diversos setores, por meio do Sistema de Vigilância de Acidentes do Trabalho. Essa tem sido uma situação preocupante e por isso tem-se procurado construir investigações e intervenções que avancem na compreensão do acidente com maior potencial para prevenção.

Dessa forma, os casos de AT são avaliados usando o Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes – MAPA (ALMEIDA, et al, 2014), de modo que as intervenções rompam com compreensões de acidentes como eventos exclusivamente técnicos ou decorrentes de falha humana de operador da ponta da linha do sistema. Elas também estimulam a utilização das análises como ferramentas reveladoras de mediações sociais, de tomadas de decisão, de exercício de poder autocrático em espaços de trabalho, de imposição de precárias condições de trabalho e segurança, assim como de constrangimentos que limitam margens de manobras de trabalhadores no exercício de suas atividades.

Nessa abordagem, os comportamentos que contribuem para os AT são consequências e não causas. Os “erros” devem ser tomados como pontos de partida e não de chegada das análises.

Neste sentido, este evento visa proporcionar novos olhares aos profissionais que atuam no campo da saúde e segurança do trabalho, através de apresentação dos acidentes com interação de atividades e de ações protetivas e preventivas. O que os acidentes de trabalho com interações de atividade podem nos revelar?

Organização do encontro: Rodolfo Vilela, Ildeberto Muniz de Almeida, Amanda Silva, Sandra Beltrán, William Alves.

 

80º encontro Fórum sobre Acidentes de Trabalho (AT)

Date:  12 de maio de 2021, quarta-feira, das 15:00 às 17:00

Transmissão: https://bit.ly/2RuqFtd

Programa

  • 15:00 –  Abertura: Dra. Marcela Monteiro Doria (Procuradora do Trabalho – MPT)
  • 15:15 – Acidentes de trabalho com interação de atividades (Alessandro José Nunes da Silva – CEREST Piracicaba)
  • 15:45 – Ações práticas protetivas e preventivas para atividades com interação (Leonardo Nascimento – Acelor Mittal)
  • 16:15 – Debate (Moderação: Prof. Raoni Rocha – UFOP)
  • 17:00 – Encerramento

Veja aqui, folder com todas as informações:

O encontro será gravado e depois disponibilizado no canal do Youtube do Fórum AT: https://bit.ly/3vM9LVN

Coordenação do Fórum: Ildeberto M. de Almeida (ildeberto.almeida@unesp.br) e Rodolfo A. G. Vilela (ravilela@usp.br)

Certificados: Estão disponíveis durante o evento no Chat do Youtube e no site da FSP-USP.

Imagem na home do site:  de Michael Bußmann por Pixabay