A  |  A+ |  A-
SAS-USP e Escritório USP Mulheres criam protocolo unificado para o atendimento de mulheres vítimas de violência

A Superintendência de Assistência Social (SAS) da USP, em conjunto com o Escritório USP Mulheres, criou um protocolo unificado de acolhimento, encaminhamento e acompanhamento às mulheres vítimas de violência, a fim de sistematizar  o atendimento realizado pela SAS para mulheres em situação de violência de gênero na USP.

É um documento de caráter técnico, contendo os princípios das ações e os procedimentos padrão de atendimento nesses casos. Foi produzido a partir de referenciais técnicos e teóricos sobre o tema, encontros e discussões sistemáticas entre as assistentes sociais da SAS com a equipe do Escritório USP Mulheres, e contou com contribuições fundamentais das assistentes sociais de todos os campi da USP.

O documento traz um mapeamento de serviços às mulheres em situação de violência, Rede de serviços disponíveis em todas as cidades nas quais a USP tem unidade ou órgãos, ferramenta de auxílio para as profissionais no planejamento dos encaminhamentos, além de dados atualizados das instituições inclusive com os detalhes de funcionamento durante a pandemia de COVID-19.

Confira aqui o protocolo na íntegra e divulgue!