A  |  A+ |  A-
As implicações para os idosos relativas às mudanças na nova Classificação Internacional de Doenças serão discutidas no dia 25 de junho
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

Em mais um oportunidade para debater o envelhecimento, grandes especialistas e pesquisadores da área se encontram no dia 25 de junho, a partir das 14h, no webinar “Velhice não é doença: onde estamos e para onde vamos”, que será transmitido pelo canal da FSP-USP no YouTube.

O encontro é bastante oportuno, levando em consideração as mudanças previstas na nova Classificação Internacional de Doenças (CID) que passará a vigorar a partir de 2022. Para os pesquisadores, envelhecimento não é doença. Porém, é assim que a nova  CID irá definir esse aspecto do ciclo vital do ser humano. É que, de acordo com o código MG2A, velhice passará a ser classificada como doença, a partir de 2022.

Os especialistas irão debater os muitos aspectos do envelhecimento e a questão do direito das pessoas idosas, tendo em vista as possíveis implicações médicas, sociais, éticas e jurídicas desta nova categorização para a velhice, que é um ciclo natural da vida do ser humano.

Imagem na home: Beto Monteiro/Secom UnB

 

Velhice não é doença: onde estamos e para onde vamos

Data: 25 de junho de 2021

Horário: das 14h às 16h30

Palestrantes:

Alexandre Kalache – medico, gerontólogo do International Longevity Center-Brazil -ILC

Carlos André Uehara – médico geriatra e membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG)

Reynaldo Mapelli – Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo

Luciana Dadalto – advogada e pesquisadora sobre direito médico e bioética

Debatedores

Marília Cristina Prado Louvison – médica sanitarista e professora da FSP-USP

Sérgio Márcio Pacheco Paschoal – médico geriatra

Mediação – 

Yeda Aparecida de Oliveira Duarte – professora da Escola de Enfermagem da USP e docente; coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) do projeto Saúde, Bem-estar e Envelhecimento (SABE), da FSP-USP

Helena Akemi Wada Watanabe – professora da FSP-USP