Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador Científico, celebrado em 08 de julho, deve ser mais lembrado do que nunca

No dia 08 de julho é comemorado o Dia Nacional da Ciência e também o Dia Nacional do Pesquisador Científico. A data sancionada, respectivamente, pela Lei nº 10.221, de 2001, e pela Lei nº 11.807, de 2008, homenageia a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), criada em 8 de julho de 1948. Para celebrar, a SBPC vai apresentar o painel online “Os desafios atuais da ciência no Brasil”, em evento transmitido pelo canal da SBPC no YouTube, a partir das 10h. Os painelistas debaterão os recursos para CT&I e temas sobre o meio ambiente, a liberdade de pesquisa, a educação, a saúde e a crise sanitária provocada pela pandemia de COVID-19, além das ameaças às populações indígenas e quilombolas.

Em 1948, a SBPC foi criada por um grupo de cientistas reunido no auditório da Associação Paulista de Medicina, num momento histórico marcado pelo fim da Segunda Guerra Mundial, em que as nações tomavam consciência da importância da ciência para o desenvolvimento social e econômico.

A simbologia da data deve ser enfaticamente lembrada no atual cenário de obscurantismo pelo qual passa o país. Oportuno também divulgar a moção aprovada pela Congregação do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP), em reunião realizada no dia 30 de junho, em defesa da ciência e contra o negacionismo.

Na moção, o ICB-USP rechaça a veiculação de informações pseudocientíficas e qualquer tipo de abordagem baseada em ideologias anti científicas no combate à COVID-19, bem com o tratamento precoce. Defende as medidas de proteção individual contra a COVID-19, como o uso de máscaras, o distanciamento social, a higiene das mãos e o “lockdown” para evitar aglomerações, entre outras recomendações sanitárias.

A Faculdade de Saúde Pública se alinha às considerações da moção, defende a ciência como instrumento que salva vidas, e também reconhece o papel da Universidade e desta Faculdade como uma de suas funções precípuas a defesa da liberdade de expressão e da diversidade de forma ética e responsável, e combate qualquer declaração fantasiosa, negacionista e irresponsável.

Leia aqui na íntegra a moção do ICB-USP em defesa da ciência

Foto na home: Cecília Bastos/USP Imagens