Docente da FSP-USP publica capítulo sobre uso do WhatsApp do processo ensino-aprendizagem, em livro de educomunicação recém-lançado

Foto: Cecília Bastos – Imagens USP.

Os pesquisadores Samuel Moraes Cecconi, Ana Maria Cervato-Mancuso, Lígia Ferreira Gomes, participantes da Disciplina de Metodologias de Ensino do curso de pós-graduação do Mestrado Profissional Interunidades “Formação Interdisciplinar em Saúde”, realizada na USP, no período de 30 de março de 2018 a 20 de junho de 2018, publicaram 0 capítulo “Com vocês e por vocês, fazia e fez completo sentido – O Whatsapp unindo os mundos discentes e docentes para uma comunicação interconectada de ótimas intencionalidades”, no livro digitalTrajetórias da Educomunicação nas políticas públicas e a formação de seus profissionais” , recém lançado pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEDUCOM).

Descrever e discutir a experiência de facilitação do ensino-aprendizado com o uso de um grupo de WhatsApp, criado como uma das ferramentas virtuais de comunicação do curso, proposta para docentes e estudantes da Disciplina de Metodologia de Ensino oferecida para o Mestrado Profissional Interinidades da USP, foi o objetivo do artigo.

Os autores concluíram que esta ferramenta de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), que é o WhatsApp, facilitou o aprendizado, potencializou a relação “professor-aluno” e enquanto uma ferramenta de comunicação não-presencial, impediu a passividade dos participantes frente a evolução das discussões da disciplina.

Nesse contexto, o WhatsApp passa a ser alvo do estudo da Educomunicação, tida pela intervenção a partir do uso das mídias com construção de ecossistemas comunicativos, abertos e criativos e que pode ser caracterizada pela abordagem sistêmica das relações entre os recursos da comunicação e as atividades humanas, identificando a natureza da interatividade propiciada pelos novos instrumentos da comunicação e democratizando o acesso às tecnologias, na sociedade.

O autor Samuel Moraes Cecconi é cirurgião Dentista de Estratégia Saúde da Família na UBS Vila Piauí em São Paulo/SP e cursou à época da pesquisa, o Mestrado Profissional Interdisciplinar em Saúde da USP de 2018 até 2020. A autora Ana Maria Cervato Mancuso, é nutricionista, Professora Associada do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde (FSP) da USP e orientadora do Programa de Mestrado Profissional Formação Interdisciplinar em Saúde da USP. Já a autora Ligia Ferreira Gomes, é farmacêutica, professora Doutora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) e do Instituto de Física (IF) da USP. Também é orientadora do Programa de Mestrado Profissional Formação Interdisciplinar em Saúde da USP.

O livro é o terceiro da série de publicações derivadas do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação e VIII Encontro Brasileiro de Educomunicação, ocorrido entre 12 e 14 de novembro de 2018, em São Paulo (SP). São 43 artigos que abordam os caminhos das práticas educomunicativas e/ou mídia-educativas destinadas a atender crianças, adolescentes, jovens e adultos, no Brasil e no mundo.

A primeira parte do livro reúne temas como análise da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), reflexões sobre a educação para as mídias, casos de políticas públicas como o programa Imprensa Jovem, da cidade de São Paulo, e experiências educomunicativas em Fortaleza e Rio de Janeiro.

Já na segunda, dedicada à formação de profissionais pela e para a Educomunicação, os artigos passam por assuntos como currículo de cursos universitários, estudos de casos diversos e Educomunicação em organizações.

Disponível gratuitamente, o e-book tem organização de Ismar de Oliveira Soares, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e presidente da ABPEducom, e de Claudemir Edson Viana, professor da Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP e secretário executivo da ABPEducom.

Veja mais no link: https://bit.ly/2Vpzhnj

Fonte: Site da ABPEDUCOM.
Foto: Capa do Livro – ABPEDUCOM.
Foto da home: Foto Cecília Bastos – Imagens USP.