A  |  A+ |  A-
Habilidades e desenvolvimento humano são temas da série de debates internacionais sobre promoção da saúde no dia 17 de agosto

Habilidades para la Vida (HpV) y Promoción de la Salud” será tema de mais um encontro do ciclo de Seminários Internacionais promovido pelo fórum Promoción de la Salud en la Región de las Américas e o Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (CEPEDOC) da FSP-USP. O encontro, marcado para o dia 17 de agosto de 2021, a partir das 10h (horário de Brasília), reúne especialistas do México e da Colômbia para refletir sobre as competências para a vida como alternativa para favorecer o desenvolvimento humano e a promoção da saúde individual e comunitária.

Os especialistas abordam o tema sob o enfoque de diferentes contextos do mundo atual, considerando diferentes momentos do ciclo vital e ambientes educativos e sociais. Os debatedores relacionam o tema tendo em vista os desafios derivados da pandemia e das tensões atuais na Região das Américas.

Perguntas para orientar a reflexão:

Como o HpV formulado pela OMS poderia ser lido diante das mudanças sociais, políticas e econômicas dos últimos 30 anos?

Que considerações podem ser feitas sobre o desenvolvimento das habilidades para a vida em diferentes momentos do ciclo de vida?

Quais as principais aprendizagens derivadas das metodologias e processos de formação em HpV no nível universitário?

Quais são os desafios para a saúde mental e o desenvolvimento humano na América Latina? Vencedor

Quais são os principais desafios ao trabalhar as habilidades para a vida em contextos educacionais?

Experiências abordadas: Faculdade de Psicologia da Universidade Autônoma de Yucatán UNAL EDEX FÉ Y ALEGRÍA.

Foto na homepage: Imagem de Denise Husted por Pixabay

 

 

Seminários internacionais

Tema: “Habilidades para la Vida y Promoción de la Salud”

Data: 17  de agosto

Horário: a partir das 10h (horário de Brasília)

Acompanhe pelo link https://us02web.zoom.us/j/82846075375

 

Palestrantes:

Elías Alfonso Góngora Coronado (México) – Graduação e pós-graduação pela Faculdade de Psicologia da Universidade Autônoma de Yucatán e doutorado em Psicologia pela Universidade Nacional Autônoma do México. Atualmente é professor da Carreira C do TC com perfil de reconhecimento PRODEP, membro do Sistema Nacional de Pesquisadores (SNI) do CONACYT e chefe do Núcleo de Felicidade e Bem-estar da UADY.

Víctor Martínez Ruiz (Colombia) – Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona. Mestre em Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade de San Buenaventura de Cali. Professor titular do departamento de Humanidades da Pontificia Universidad Javeriana Cali; autor e co-autor de diversas publicações tais como: “Competências para a vida, uma proposta educativa para viver melhor”; “Orientação ética. Educação para o mundo social e produtivo ”; e diversos artigos.

María Constanza Granados Mendoza (Colombia) – Professora Universitária da Pontificia Universidad Javeriana – Universidade Nacional da Colômbia, Consultora de promoção da saúde; coordenador do processo colaborativo de Promoção da Saúde na Região das Américas (https://www.promocionsaludregionamericas.com/). Fundadora REDCUPS, Conselheira na Rede Colombiana de IES e Universidades Promotoras da Saúde. Membro da equipe coordenadora da Rede Ibero-Americana de Universidades Promotoras da Saúde, Coordenador da Comissão de Assuntos Juvenis e Participação Estudantil da RIUPS. https://maconstanzagranado.wixsite.com/promociondelasalud
promocionsalud.ra@gmail.com

Convidados:

Amanda Josefina Bravo Hernández (Colombia) – Mestre em Neuropsicologia e Educação pela Universidade Internacional de La Rioja, Espanha. Psicóloga pela Católica del Norte (Fundação Universitária) da Colômbia, com estudos de Sociologia na Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Lima, Peru), diploma em gênero (Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá).

Iván Darío Chahin Pinzón (Colombia) – Comunicador Social da Universidade Autônoma de Bucaramanga. Desde 1992 fez parte do movimento de rádios comunitárias, alcançando a criação de rádios e redes de rádios na Colômbia e dirigiu o programa de treinamento da Associação Mundial de Emissoras de Rádios Comunitárias para a América Latina e Caribe entre 2004 e 2009. Faz parte do Equipe de treinamento em Habilidades para a Vida da EDEX desde 1998, da qual é Diretor para a América Latina e Caribe. 

 

Apoio: Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx.) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.