A  |  A+ |  A-
XIII Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública discute neste mês o controle de abelhas e formigas em São Paulo
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

Arte: Tais de Melo Morais – ASCOM/FSP-USP.

O XIII Ciclo de Atualização em Zoonoses, que acontecerá no dia 25 de agosto às 9h30, na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP de forma remota, traz neste mês a discussão sobre o controle de abelhas, vespas e formigas no ambiente urbano, mostrando a experiência do Município de São Paulo.  O encontro será transmitido pelo canal da FSP-USP no Youtube.

O analista em saúde, Dr. Rafael Salim Nassar,  Biólogo do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica – NVSIN – Divisão de Vigilância de Zoonoses de São Paulo – DVZ analisará a Vigilância e controle de abelhas e vespas de importância para a saúde no município de São Paulo” .

Segundo o Dr. Nassar, a Cidade de São Paulo recebeu 109.712 solicitações para vistoria de colmeia/vespeiro instalado entre os anos de 2010 a 2020, uma média de 9.974 solicitações por ano. De acordo com estudos epidemiológicos, acidentes com abelhas representam 6% dos casos e 9% das mortes por envenenamento animal. Quanto a severidade, 90% dos acidentes são assintomáticos e leves, 10–18% moderados e 0,8–1,3% graves. A taxa de letalidade foi de 0,3 a 0,4% em todas as regiões do Brasil. Para o especialista, “diante da demanda e severidade destes agravos, julgamos pertinente compartilhar parte dos conhecimentos adquiridos na Vigilância e Controle de abelhas e vespas realizado no município de São Paulo desde 1994”.

Na sequência, o Dr. Francisco José Zorzenon, pesquisador científico e Diretor Técnico da Unidade Laboratorial de Referência em Pragas Urbanas do  Instituto Biológico de São Paulo fará um relato sobre o  Controle de formigas no ambiente urbano”, insetos de importância em saúde pública por representar um tipo de pragas urbana de difícil controle, sendo também um vetor mecânico de doenças.

A identificação correta das espécies, bem como o conhecimento de seus hábitos alimentares e aspectos biológicos e comportamentais são de incontestável relevância para a elaboração de estratégias efetivas de controle . O reconhecimento das principais espécies, o uso correto de metodologias, formulações e ingredientes ativos para o manejo de formigas urbanas serão abordados na palestra.

O encontros sobre atualização em zoonoses são realizados mensalmente por meio de uma parceria entre o Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, o Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica e o Núcleo de Gestão de Pessoas e Educação da Divisão de Vigilância de Zoonoses da PMSP /SP, com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx), da FSP-USP.

Assista ao vivo pelo canal da FSP-USP no YouTube: bit.ly/3fHzYxE

 

XIII Ciclo de Atualização em Zoonoses

Data: 25 de agosto de 2021

Horário: 09h30h

Local: Canal da FSP-USP no Youtube

Palestrantes

Dr. Rafael Salim Nassar – Analista em Saúde – Biólogo do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica – NVSIN – Divisão de Vigilância de Zoonoses de São Paulo – DVZ

Francisco José Zorzenon – Pesquisador científico e Diretor Técnico da Unidade Laboratorial de Referência em Pragas Urbanas – Instituto Biológico, SP.

Mediadores

Paulo Roberto Urbinatti – Biólogo do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP

Gladyston Carlos Vasconcelos Costa – Biólogo; analista de Saúde do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica – DVZ/COVISA/SMSP/SP.

Certificados: 

Acesse o link do formulário para pedir certificado de participação no evento: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeAm6njJpZtnSwGLqmLfvH3xDofVldUcrzeds2hZTk2WViFkg/viewform

Somente receberão certificados as pessoas que preencherem este formulário a partir de 30 minutos antes do evento até 30 minutos após o final do mesmo. O link do formulário também fica disponibilizado no Chat do evento.

Apoio: Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx.) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Foto da home: Imagem de Ulrike Leone por Pixabay