FSP-USP lembra o Dia do Biólogo e sua relação com a saúde pública – Veja pesquisas e eventos da FSP nesta área do conhecimento

Imagem: Pixabay.

O Dia do Biólogo é comemorado anualmente em 3 de setembro no Brasil. Esta data homenageia o profissional que se dedica ao estudo e pesquisa sobre todos os seres vivos, desde a sua origem, estrutura, evolução, funções etc. O seu trabalho também é de extrema importância para combater o controle de pragas e garantir a preservação ambiental.

Este dia corresponde à data da regulamentação das profissões de Biólogo e de Biomédico no Brasil, através da Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979.

A atuação desse profissional é muito importante na área de saúde pública / saúde coletiva que é uma área multiprofissional e pode estar voltada tanto para a vigilância. Os Biólogos podem colaborar no diagnóstico das doenças, na educação e orientação da população, instruindo-a sobre formas de transmissão, sinais e sintomas e orientando medidas para prevenção e controle destas doenças.

Em todas as esferas de gestão do SUS há biólogos atuando no planejamento e desenvolvimento das estratégias de contenção e enfrentamento da pandemia, sobretudo nas vigilâncias epidemiológicas, a partir do monitoramento de casos.

Numa instituição acadêmico-científica como é a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, acrescente-se à estas atividades, as atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de epidemiologia, entomologia, saúde ambiental,  desenvolvidas nesta Faculdade, através de docentes, funcionários e estudantes que, ou tem formação na área de pesquisa ou tem outras formações, mas se especializaram, trabalham ou pesquisam a área de saúde pública.

Só como amostra, veja abaixo algumas pesquisas que estão sendo realizadas atualmente sobre o tema na FSP-USP, através de dissertações de mestrado e teses de doutorado:

Título: “Descrição geoespacial da dispersão do vírus amarílico e a estratégia de imunização no Município de Louveira em um contexto de surto no Estado de São Paulo em 2017″Autora: Thereza Cristina De Carvalho Messora
Grau:  Mestrado
Orientador: Prof. Dr. Adriano Pinter dos Santos – SUCEN
Data: 20/08/2021 – 14h
Local: Google meet
Programa: Pós-Graduação em Entomologia em Saúde Pública

Título: “Análise Espacial da Mortalidade por Homicídios na Região Metropolitana de São Paulo no período de 2007 a 2013”Autor: Aparecido do Batista de Almeida
Grau: Doutorado
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Zilda Pereira da Silva
Data: 23 /08/2021 – 9h
Local: Banca remota – Google Meet
Programa: Epidemiologia

Título: “Vetores de doenças e pragas urbanas com ênfase em artrópodes-praga na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo: diagnóstico e enfrentamento”Autora: Bruna Lopes Silva
Grau: Mestrado
Orientadora: Profa. Denise Pimentel Bergamaschi
Data:  27/08/2021 – 9h
Local: Banca remota – Google Meet
Programa: Entomologia em Saúde Pública.

As dissertações de mestrado e teses de doutorado desenvolvidas na FSP-FSP, podem ser acompanhadas no Menu “Teses FSP“, no site da Faculdade: https://www.fsp.usp.br/site/teses-fsp/mostra/769

A FSP-USP também realiza atividades de extensão na área:

• Ciclo de Atualização em Zoonoses:
    Em 2008, foi realizado o “I Ciclo de atualização em biologia e controle de animais sinantrópicos”, que passou a ser denominado “Ciclo de atualização em zoonoses e temas associados à saúde pública” a partir de 2014. O Ciclo foi uma parceria de professores da área de Entomologia do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, junto a profissionais de saúde do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura Municipal do Município de São Paulo,  com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEX) da FSP-USP
    Acesse neste link, todos os encontros do Ciclo, realizados de forma remota durante a pandemia: https://bit.ly/2WJOBMp

Fonte: Calendarr Brasil, Google- CRBio8 e site da FSP-USP.