A  |  A+ |  A-
Seminário internacional debate “Modelos participativos: atores-chave na promoção da saúde”, no dia 28 de setembro

A nova rodada de debates dos seminários internacionais reúnirá no dia 28 de setembro, a partir das 10h (horário de Brasília), especialistas do Perú, Equador e Colômbia para abordar o tema  “Modelos participativos: atores-chave na promoção da saúde”. Os encontros são promovidos pelo fórum Promoción de la Salud en la Región de las Américas e o Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (CEPEDOC) da FSP-USP.  O evento terá transmissão pelo zoom no link: https://us02web.zoom.us/j/87133037121

O objetivo do encontro é fornecer elementos teórico-práticos sobre metodologias que possibilitem projetar processos participativos a partir da promoção da saúde e contribuir para o fortalecimento da capacidade individual e comunitária de gerir as mudanças culturais em prol da saúde.

Os especialistas buscarão problematizar questões envolvendo os desafios derivados da evolução dos conceitos de saúde, da promoção da saúde, da comunicação e do planejamento, visando compreender a concepção de estratégias de intervenção.

As reflexões trazem aprendizados sobre a importância da participação, dos modelos participativos e da promoção da saúde, bem como dos processos para a promoção do empoderamento individual e comunitário.

Perguntas para reflexão:

Qual é o lugar da participação nas metodologias que contribuem para a promoção da saúde?

O que são modelos participativos e como são desenvolvidos?

Como identificar e vincular os principais atores em uma comunidade?

Como projetar processos colaborativos que reconheçam as vozes dos atores da comunidade e aproveitem os bens que as comunidades possuem?

Quais aprendizados e desafios são derivados de experiências de participação comunitária?

Imagem na home: PxHere

 

Modelos participativos: atores-chave na promoção da saúde

Data: 28 de setembro de 2021

Horário: 10h (horário de Brasília)

Transmissão pelo link: https://us02web.zoom.us/j/87133037121

Palestrantes:

-Hernán Alfredo Málaga Cruz – Médico Veterinário. Doutor em Saúde Pública, Doutor Honoris Causa pela Universidade Ricardo Palma. Ex-Representante da OPAS / OMS na Colômbia, Paraguai e Venezuela. Presidente da Associação Comunidades Saudáveis ​​de Lima, Peru. 

-José Andrés Ocaña Navas -Médico cirurgião. Mestre em Nutrição e Alimentação. Instituto de Saúde Pública. Pontifícia Universidade Católica do Equador.

-María Constanza Granados Mendoza – Psicóloga. Coordenador do Processo Colaborativo de Promoção da Saúde na Região das Américas. Professora da Pontifícia Universidad Javeriana – Universidade Nacional da Colômbia