A  |  A+ |  A-
Aluna de doutorado da FSP dá palestra sobre enfrentamento da COVID-19 em Cabo Verde

A doutoranda da FSP-SP, Ruth Neves dos Santos, em palestra no 4º Congresso Internacional da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos.

 A aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Saúde Global e Sustentabilidade (do PPGSGS) da FSP-USP, Ruth Neves dos Santos, dá palestra em Cabo Verde sobre “Saúde Global: estratégias para o enfrentamento da pandemia em Cabo Verde”, durante o 4º Congresso Internacional da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos.

O congresso teve como tema “A R-Evolucao da medicina em tempos de pandemia” e contou com a participação de Brasil, Portugal, Itália e Organização Mundial da Saúde.

Durante a pandemia, Ruth foi repatriada a Cabo Verde e está em campo coletando dados para a sua tese sobre a inclusão de pessoas com deficiência nos serviços de saúde daquele país. Além disso, está contribuindo no campo da formação de alunos e de atendimento a pacientes em medicina de família em seu país de origem. A doutoranda atua como médica contratada do Ministério da Saúde de Cabo Verde e supervisiona a Residência Médica da primeira turma de médicos que se formará em Cabo Verde.

“A participação da FSP-USP no congresso no país sul-africano, por meio da aluna de doutorado, é um excelente exemplo da cooperação sul-sul em Saúde Global, propiciada pelo PPGSGS”, diz a professora Helena Ribeira, orientadora de Ruth e docente do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP.

Cabo-verdiana, Ruth veio fazer medicina na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), pois em Cabo Verde não existia nenhuma faculdade na área. Fez seu mestrado na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e trabalhou como médica na Rede de Reabilitação Lucy Montoro e no hospital Sírio Libanês.

 

 

Ruth Neves dos Santos e alunas sob sua supervisão na Residência Médica da primeira turma de médicos de Cabo Verde. Foto: Arquivo pessoal.