Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul e outros meses coloridos são campanhas efetivas na promoção da saúde? Ouca no 8º episódio do podcast da FSP

Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul são alguns exemplos das campanhas dos “meses coloridos” que periodicamente chamam a atenção na mídia. Mas será que essas campanhas são realmente eficazes e conseguem ser efetivas na promoção e na prevenção de doenças? Ou são entendidas como mais um produto de consumo e acabam levando a distorções, como o sobrediagnóstico, sem de fato conseguir atender à população que mais precisa ser beneficiada com essas ações?

Nesse “Outubro Rosa”, em que há um amplo incentivo às mulheres a realizarem a mamografia, conversamos com Danila Paquier, mestre pela Faculdade de Saúde Pública da USP, que estudou a fundo a temática.

Sua dissertação  “Rastreamento Mamográfico No Brasil: Determinantes à Implementação no Sistema Único De Saúde e Contribuições da Atenção Primária à Saúde” foi defendida em junho de 2021 pelo Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP. Danila é enfermeira do Departamento de Saúde Coletiva na Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O episódio contou também com depoimento da Professora Marília Louvison, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP.

Saúde É Pública – o podcast da FSP-USP

Episódio 7: As campanhas dos “meses coloridos” ajudam mesmo a prevenir doenças?

Participações: Danila Paquier e Profª. Marília Louvison (FSP-USP)

Ouça na sua plataforma preferida.

Link no Spotify: https://spoti.fi/3AApYzh