A  |  A+ |  A-
As respostas globais e latinas à pandemia reunidas em coletânea bilíngue traz 12 autores ligados à FSP-USP

Questões ambientais na América Latina e pandemia, migrações, insegurança alimentar, sistemas de proteção social, experiências dos países e desafios da Atenção Primária no enfrentamento da COVID-19, multilateralismo e muitos outros temas estão compilados numa coletânea aberta e gratuita que acaba de ser lançada pela Editora Fiocruz e Edições Alianza Latinoamericana de Salud Global, com a participação de 12 autores ligados à FSP-USP.

Trata-se da publicação “Salud global y diplomacia de la salud: Una visión desde América Latina y Caribe”  ISBN: 978-65-87063-08-9). A coletânea bilíngue, de 308 páginas, reflete a diversidade da produção científica e acadêmica regional, com artigos de autores de diversos países latino-americanos.

Sob a organização de Paulo Marchiori Buss, Professor Emérito da Fundação Oswaldo Cruz; e também de Sebastian Tobar, sociólogo e assessor de Cooperação para a América Latina e Pesquisador da Fiocruz, os capítulos tratam dos diversos aspectos da resposta da diplomacia da saúde global e latina quanto aos problemas enfrentados regionalmente na pandemia. 

O compilado reúne as apresentações feitas no VI Congresso Latino-americano e Caribenho sobre Saúde Global: “Desenvolvimento Sustentável e Saúde Global: os desafios da igualdade e da equidade para a região ”, realizado virtualmente nos dias 28 e 29 de outubro de 2020.

Os professores da FSP-USP presentes no volume são Aylene Bousquat; Cláudia Maria Bógus; Deisy de Freitas Lima Ventura; Eliseu Alves Waldman; Gabriela Marques di Giulio; Helena Ribeiro; José Leopoldo Ferreira Antunes; e Patrícia Constante Jaime, além da mestre e doutora em Saúde Pública Juliana Gagno Lima; da doutora em Saúde Pública Ligia Giovanella; e da pós-doutoranda da FSP Sofia Lizarralde Oliver.