FSP USP realiza debate entre candidatos à Eleição para sua Diretoria

Foto: Adilson Godoy.

Foi realizado na última terça-feira, 27/02 às 10h, no Auditório João Yunes da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, um debate com os candidatos a diretor e vice da Faculdade, na eleição que ocorrerá no próximo dia 12 de março de 2018.

O debate foi organizado pela Comissão Eleitoral do processo eletivo, mediado pelo Sr. Marcello Rollemberg, jornalista da Superintendência de Comunicação Social da USP e transmitido ao vivo pela Internet, via IPTV USP.

O debate foi dividido em quatro blocos e ocorreu em clima de tranquilidade, assistido por docentes, funcionários e alunos presentes ao Auditório, além dos internautas que acompanharam à distância.

No primeiro bloco, cada chapa teve 20 minutos para apresentar suas propostas e as ordens de apresentações foram sorteadas, tendo incialmente o Prof. José Leopoldo Ferreira Antunes e a Profa. Helena Ribeiro, integrantes da Chapa 2, a oportunidade apresentarem seus projetos. O Prof. Leopoldo salientou em sua fala as ideias de participação de todos em sua possível administração e integração dos vários setores da faculdade. “A chave do segredo da gestão é coesionar o grupo”, afirmou o Prof. Leopoldo. A Profa. Helena Ribeiro ressaltou a importância de continuar ações afirmativas que foram iniciadas com sucesso na atual gestão. “Gosto muito de trabalhar aqui e gostaria que todos sentissem esse prazer também”, afirmou a Profa. Helena.

Em seguida, foi a vez da Chapa 1, composta pelos Profs. Oswaldo Yoshimi Tanaka e Profa. Simone Grillo Diniz, se apresentar. O Prof. Tanaka utilizou apresentação visual para fazer a introdução das propostas de sua chapa, onde pontou que o propósito básico de sua Chapa, é mediar e facilitar o trabalho de todos numa comunidade complexa como a FSP/USP, através de uma escuta contínua e permanente, conciliando interesses diversos, mantendo a excelência em ensino, pesquisa e extensão defendendo sempre a Universidade pública e gratuita. Já a Profa. Simone Diniz ressaltou a necessidade da nova administração mapear as áreas inovadores que impulsionem a agenda da saúde pública, impulsionar novas parcerias com ONGs, instituições governamentais e instituições internacionais.

No segundo bloco, os candidatos responderam a 5 questões selecionadas entre as questões propostas pela comunidade em urna colocada na portaria da FSP (As chapas foram chamadas a responder as questões por sorteio). Cada chapa teve 3 minutos para responder a cada questão. Houve 26 perguntas e selecionadas 5 perguntas, usando-se o critério de repetição de temas, temas mais recorrentes e questões similares que foram agrupadas em uma pergunta. Perguntas como permanência estudantil, apoio a cursos de graduação, festas com consumo de álcool no ambiente universitário, relevância da FSP/USP em relação à saúde do Brasil, parceria com o Hospital Universitário, assédio moral de docentes em relação a aluno e de dirigentes em relação a funcionários principalmente em época de greves, reorganização administrativa, verba de treinamento, conflitos entre funcionários e outas questões, foram abordadas neste bloco. Conheça as respostas dos candidatos, no vídeo publicado ao fim desta matéria, gravado pelo IPTV USP.

Durante o 3º Bloco, as Chapas questionaram-se entre si sobre temas de gestão da FSP. Cada chapa fez duas perguntas para a outra (intercaladas por sorteio), com direito a réplica e a tréplica (1 minuto para pergunta, 3 minutos para resposta, 1 minuto para réplica, 1 minuto para tréplica). A primeira pergunta foi feita pela Chapa 1 para a Chapa 2 sobre como recompor o quadro docente. A divergência que houve entre resposta, réplica e tréplica foi que no entender da Chapa 2 é possível conseguir no próximo período, mais 4 vagas para docentes para a faculdade e no entender da Chapa 1, em virtude da crise da Universidade, só haverá possibilidade de se conseguir 2 vagas.

Em seguida a Chapa 2 perguntou à Chapa 1 qual a diferença entre as duas Chapas. O Prof. Tanaka da Chapa 1, respondeu que a diferença está mais no “como” do que no geral. Ressaltou que prefere privilegiar as escutas nos processos decisórios. Na tréplica o Prof. Leopoldo afirmou que seu processo de trabalho será dar ênfase na coesão e integração da Faculdade. Conheça as outra perguntas e respostas na íntegra, no vídeo gravado pelo IPTV USP e publicado ao final desta matéria.

No 4º e último Bloco, as Chapas puderam fazer suas colocações finais, tendo 10 minutos para cada uma fazer suas considerações sobre os respectivos projetos de gestão. Neste bloco, a Chapa 1 foi a sorteada para começar e em sua fala reafirmou o compromisso com a escuta coletiva para conseguir consensos, recuperar a autoestima da FSP, recuperar a vontade de cada um entrar na Faculdade, melhorar formas de decisões coletivas de decisões, quebrando o sentimento de exclusão, fragmentação e conseguindo harmonia e sinergia.

Em seguida a Chapa 2 colocou suas observações ressaltando sua proposta de elaboração de um plano acadêmico tratando questões candentes, ampliando e dinamizando as áreas de extensão, ensino e pesquisa. A Profa. Helena nesta questão divergiu da Chapa 1, afirmando que quando escuta a outra Chapa falando, “dá a impressão que eu trabalho em uma outra instituição, que não é esta instituição fragmentada, que parece que só tem problemas e que é ruim vir trabalhar aqui”. Profa. Helena afirma ainda que a seu ver, “essa instituição tem inúmeros e milhares de pontos bons a algumas coisas muito pequenas que são problemáticas”.

O debate terminou de forma harmoniosa com os candidatos se cumprimentando entre si e aplaudidos pelos presentes.

Assista aqui, EM BREVE, ao debate na íntegra, gravado pelo IPTV USP.