Nupens tem cinco cientistas entre os mais citados do mundo, mostra último ranking da Clarivate

A Clarivate publicou no dia 16 de novembro de 2021 a lista dos 6.600 cientistas mais citados em trabalhos científicos no mundo, sendo oito deles ligados à USP; desses, cinco são do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), um órgão de integração da USP sediado na FSP-USP.

Os cientistas do Nupens citados no ranking são os profs. Carlos Augusto Monteiro e Geoffrey Cannon, e as profas. Maria Laura Louzada, Renata Levy e Euridice Steele. Criado em 1990, o Nupens desenvolve pesquisas populacionais em nutrição e saúde e foi o responsável pela elaboração da última versão do Guia Alimentar brasileiro, produzido em colaboração com o Ministério da Saúde.

Outros pesquisadores da USP citados são André Brunoni, da Faculdade de Medicina (FMUSP); Raul Dias Santos, da FMUSP-Incor; além de Jean Claude Moubarac, que concluiu pós-doutorado em nutrição pela FSP-USP.

Outros cientistas brasileiros da lista são pesquisadores da Embrapa; Inpe; Universidade Federal Fluminense; universidades federais do Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Maria, Pelotas, São Carlos, Viçosa; da Universidade Estadual de Campinas; e do Instituto Federal do Rio de Janeiro.

“Entendemos que o reconhecimento e o apoio a essa elite científica é uma atividade importante tanto para as nações quanto para as instituições de pesquisa, que buscam avaliar e planejar investimentos futuros para acelerar o avanço científico”, traz o site da Clarivate a respeito do ranking.

Regiões de excelência em pesquisa

De acordo com o site da Clarivate, os Estados Unidos permanecem com o maior número de pesquisadores altamente citados no mundo em 2021, com 2.622 cientistas ou quase 40% do total global. As instituições americanas representam seis das 10 mais citadas, sendo a Harvard University a que mais uma vez abriga o maior número de cientistas mais citados (214).

O avanço da China Continental continua e, no ranking de 2021, ostenta sua maior contagem de todos os tempos, com 934 pesquisadores altamente citados. Em apenas quatro anos, a China Continental dobrou sua parcela da população de pesquisadores altamente citados.

Na 3ª posição aparece o Reino Unido, com 492 pesquisadores (7,5% do total). Embora sua participação na lista total tenha caído, a participação do país ainda é significativamente alta, uma vez que sua população é um quinto da população dos Estados Unidos e um vigésimo o tamanho da população da China Continental.

Fonte: Clarivate