A  |  A+ |  A-
Aluna do Programa Nutrição em Saúde Pública desenvolve nova ferramenta para diagnosticar desnutrição infantil

Arte: Rebeca Alencar/Jornal da USP

Batizada de MULT, a curva de altura para a idade pode ser uma opção às da Organização Mundial da Saúde e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, já aplicadas na prática clínica.

Pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, em parceria com a Universidade do Porto, em Portugal, através do vínculo com o Programa da doutoranda Mariane Helen de Oliveira, orientanda do Prof. Dr. Wolney Lisboa Conde – Professor do Departamento de Nutrição da FSP-USP, desenvolveram uma nova referência de crescimento de altura para a idade, baseada em dados longitudinais de populações multiétnicas de oito países e duas cidades. Batizada de MULT (multiétnico), essa pode ser uma nova opção disponível para avaliar o estado nutricional de crianças e adolescentes de 0 a 20 anos.

Os resultados do trabalho, intitulado A new height-for-age growth reference and its efficiency in the classification of the nutrition status of multiethnic children and adolescents, foram comparados com duas referências já adotadas na prática clínica, propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos.

Veja a matéria na íntegra, publicada no Jornal da USP: https://bit.ly/3HY6Ss1

Fonte: Publicado no Jornal da USP em 26/11/2021 Atualizado: 29/11/2021 as 15:46 – Texto Por Fabiana Mariz e Arte da homepage: Rebeca Alencar/Jornal da USP.