A  |  A+ |  A-
Podcast Saúde É Pública abre 2022 com entrevista sobre inteligência artificial aplicada à saúde
Acompanhe todos os episódios em: Podcast Saúde É Pública

Inteligência artificial são máquinas tomando decisões inteligentes, seja pela programação das decisões a partir de regras pré-estabelecidas ou pela técnica de machine learning, em que as máquinas aprendem via exemplos. No 14º episódio do “Saúde É Pública”, o professor Alexandre Chiavegatto Filho, do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, discute os prós e os contras da inteligência artificial no dia-a-dia e, em especial, nos diagnósticos e prognósticos de saúde.

Para o professor, o uso dos algoritmos no dia-a-dia e na área da saúde são um caminho sem volta. “O mundo passará a ser cada vez mais dominado pela inteligência artificial. Isto dará mais espaço para que os profissionais de saúde atuem de forma mais personalizada e próxima do paciente, impulsionando a credibilidade e a busca por serviços de saúde. Por outro lado, a sociedade precisará monitorar a atuação das empresas em geral e em especial as da área da saúde, a fim de evitar práticas antiéticas a partir do uso de algoritmos”, destaca Chiavegatto. 

O cientista coordena o Laboratório de Big Data de Análise Preditiva em Saúde da FSP-USP, voltado ao desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial (machine learning) para melhorar decisões em saúde. O professor faz um chamado para estudantes e pesquisadores a conhecer e participar das atividades do laboratório. Chiavegatto disponibiliza gratuitamente suas aulas ministradas sobre inteligência artificial no canal do laboratório no Youtube.

Segundo o professor, há muitos dados sendo produzidos em saúde e os algoritmos vêm sendo treinados para diagnosticar e identificar o prognóstico futuro dos pacientes.”Essa tecnologia será muito útil em regiões remotas, onde há poucos médicos e profissionais de saúde, por exemplo. O avanço é ainda mais promissor com o desenvolvimento do prontuário eletrônico, que integrará todos os dados de saúde dos pacientes”, afirma o cientista. 

Acompanhe a entrevista completa na sua plataforma de podcasts preferida. Os episódios também estão disponíveis no canal da FSP-USP no YouTube. Inscreva-se no canal e não perca as entrevistas! 

 

Saúde É Pública – o podcast da FSP-USP

Episódio: “ Inteligência artificial e saúde”

Participação:  Prof. Alexandre Dias Porto Chiavegatto Filho

Ouça na sua plataforma preferida.

Link no Spotify: https://spoti.fi/3G2GETJ 

Link no Anchor: https://anchor.fm/saudepublicafsp-usp

Link no YouTube: https://youtu.be/8JVU9FeKnV0