A Faculdade de Saúde Pública da USP comemora 104 anos de contribuição para a saúde do país

Foto: Marcos Santos/USP Imagens.

A missão da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) é a produção e disseminação de conhecimentos e a formação de profissionais em Saúde Pública e em Nutrição, por meio de pesquisa, ensino e extensão, contribuindo para a melhoria das condições de vida da população e para a formulação de políticas públicas na área de saúde.

Para isso conta com uma tradição histórica na produção de conhecimentos em saúde pública no país, um quadro de pesquisadores qualificados e com caráter transdisciplinar, um conjunto abrangente de linhas de pesquisas, o que permite o desenvolvimento de variados projetos inter e multidisciplinares, abrindo possibilidades únicas no país para a abordagem de diferentes objetos do campo da saúde pública.

Em 09 de fevereiro de 2022, a FSP-USP comemora seus 104 anos de existência, tendo surgido a partir da criação do Departamento e da disciplina de Hygiene, junto á Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, através de acordo assinado entre o governo do Estado de São Paulo e a Junta Internacional de Saúde da Fundação Rockefeller, em 9 de fevereiro de 1918.  A disciplina iniciou-se em 4 de abril de 1918. O departamento foi posteriormente transformado no Instituto de Hygiene (1924), que ganhou existência independente em 1945, quando foi desligado da Faculdade de Medicina e transformado na Faculdade de Higiene e Saúde Pública.

Alguns parceiros históricos contribuíram para a concretização da missão da FSP-USP, como a Fundação Rockefeller, que financiou o atual prédio da Faculdade e o Serviço de Saúde de Araraquara, pertencente á Faculdade; a Johns Hopkins University que formou os primeiros professores para a disciplina de Hygiene; a Fundação Kellogg, que financiou o prédio da Biblioteca da FSP-USP.

Este marco de 104 anos de existência da FSP-USP traz à lembrança histórica dos desafios desta Instituição renomada, que hoje é uma das Unidades da Universidade de São Paulo (USP) e que confunde-se com a história da própria Saúde Pública deste país, no passado, no presente e para o futuro, reunindo cientistas brasileiros, representantes de alguns parceiros históricos e também, representantes de instituições que atualmente mantém laços de parceria acadêmica com esta Faculdade de Saúde Pública da USP.

A participação da FSP-USP na luta contra a Pandemia de Covid-19

Desde 2020, o mundo é assolado por uma pandemia devastadora, a Covid-19, que levou milhões de pessoas à morte pelo mundo e mais de 600 mil pessoas, particularmente no Brasil. Neste quadro de catástrofes, as instituições científicas, particularmente às de medicina e saúde, são chamadas ao front de uma guerra contra a doença e a desinformação, para dar respostas rápidas e eficazes à sociedade.

A FSP-USP não tem se furtado a este papel e tem colocado seus docentes, pesquisadores, alunos e funcionários no enfrentamento à pandemia, através da produção de pesquisas, de eventos, debates, mesmo que em formato online (Webinares, Lives), em virtude do distanciamento social, imposto pelas medidas de prevenção à pandemia.

Portanto, a FSP-USP marca esta data de seus 104 anos de existência, mais uma vez sendo uma instituição de vanguarda na produção de conhecimentos no enfrentamento à pandemia de Covid-19, mas sem abandonar suas outras frentes de atuação, na produção de pesquisas, qualificação de profissionais e realização de atividades de extensão para a sociedade, nas diversas áreas da saúde pública,  particularmente nas áreas de epidemiologia, serviços de políticas de saúde, alimentação e nutrição, saúde ambiental, ciclos de vida e sociedade.

• Assista aqui, ao Vídeo comemorativo dos 100 anos da FSP-USP, lançado em 2018 sobre a história da Instituição:
  • Veja aqui, o livro digital “Cem anos em Saúde Pública: a trajetória acadêmico-institucional da FSP/USP – 1918-2018”
  • Veja aqui, as pesquisas desenvolvidas por pesquisadores da FSP-USP em relação à Pandemia da Covid-19
  • Assista aqui, aos Webinares produzidos pela FSP-USP, durante o período da Pandemia da Covid-19.

A Diretoria da FSP-USP parabeniza e agradece a toda comunidade FSP por fazer parte desse sucesso coletivo.

Texto: ASCOM/FSP-USP.