A  |  A+ |  A-
Professores da FSP-USP estão entre os cientistas mais influentes do mundo

Arte: Tais Morais – ASCOM/FSP-USP.

“Uma das melhores Universidades do Mundo, Stanford University, USA, com grande número de vencedores do Prêmio Nobel, através de seus professores Jeroen Baas, Kevin Boyack, John P.A. Ioannidis e com a editora Elsevier BV, acabam de publicar em 19 de Outubro de 2021 a terceira versão, atualizada da lista dos melhores cientistas do mundo (19 October 2021|Version 3|DOI:10.17632/btchxktzyw.3).”, conforme Kleber Del Claro do Site “Ciência que nós fazemos”

Na lista constam os seguintes professores da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP:

 

Segundo a Profa. Maria da Penha Costa Vasconcellos – docente do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP, esta “notícia nos orgulha como faculdade e colegas da Profa. Eunice Galati, que aparece mais uma vez em 2021, na lista de influenciadores na ciência mundial. Notícia que merece destaque como “mulheres na ciência” e como “influenciadora”.

Kleber Del Claro do Site “Ciência que nós fazemos” informa ainda que, “nesse estudo, um dos mais sérios já feitos sobre rankings, foi criado um banco de dados que está disponível ao público contendo mais de 100.000 cientistas de ponta (os 2% mais relevantes do mundo).

O ranking fornece informações padronizadas sobre citações, índice h, índice hm ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto. Dados separados são mostrados para impacto ao longo da carreira e ano único. São fornecidas métricas com e sem autocitações e proporção de citações para artigos citados. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos. Os percentis específicos de campo e subcampo também são fornecidos para todos os cientistas que publicaram pelo menos 5 artigos. Os dados ao longo da carreira são atualizados até o final de 2020.

A seleção é baseada nos 100.000 melhores por c-score (com e sem autocitações) ou uma classificação de percentil de 2% ou superior.

Veja o link do artigo e das tabelas originais: https://bit.ly/3svFhaB

Na lista estão 812 Brasileiros, a imensa maioria de Universidades Públicas.

Veja neste link a notícia na íntegra, com a listas de todos os cientistas citados: https://bit.ly/3uC3ZZt

 

Fonte: Site “Ciência que nós fazemos” – Kleber Del Claro – 30 de out. de 2021.

Foto da homepage: Profa. Eunice Galati – Acervo ASCOM/FSP-USP.