A  |  A+ |  A-
Pesquisadora da FSP-USP apresenta proposta que pode ajudar a agregar valor em saúde durante Encontro de Tecnologia Aplicada à Saúde

Arte: Divulgação.

Olhar sob nova perspectiva e trabalhar conceitos que permitem inovar com criatividade e segurança mesmo diante de protocolos muitas vezes rígidos em instituições de saúde é o objetivo da palestra “Design thinking aplicado à saúde”, que a aluna de doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da  USP, Monique Alves Padilha, apresentará no V Encontro Tecnologia Aplicada à Saúde.

Monique é enfermeira, especialista em Atenção Primária, trabalhando com novas abordagens para a excelência em serviços de saúde e com a temática do design, inclusive em pesquisas. Para isso utiliza as  etapas do processo de design thinking: imersão, análise, ideação e prototipagem e alguns conceitos de design etnográfico, design de serviços e Lean startup.

Segundo a pesquisadora, “design em saúde é uma maneira de enxergamos a saúde como ela deve ser: disruptiva e perto de quem importa, construindo uma jornada de excelência para a experiência do paciente”. Sugere ainda, “apaixone-se pelo problema e construa junto a solução, utilizando ferramentas colaborativas e participativas para alcançar a personalização do cuidado e a entrega de valor.

“Design thinking é uma abordagem inovadora de descoberta de novos conhecimentos e novas ideias, é a alma da inovação em saúde pois desperta para o novo por meio de metodologias participativas e colaborativas onde toda ideia vale muito. O design ajuda a entender melhor um problema até chegar a melhor solução”, completa, Monique.

A pesquisadora também está desenvolvendo sua tese de doutorado sobre Atenção Primária Orientada para Comunidade, com foco na participação da população e defesa de causa em saúde (advocacy). A pesquisa será lançada por meio de um inquérito populacional sobre a opinião da população sobre a Estratégia de Saúde da Família como espaço potente para o desenvolvimento da comunidade, sob orientação do Prof. João Luís Gonçalves Dos Reis Nunes, professor e orientador externo do Programa de Saúde Global e Sustentabilidade da FSP-USP.

Especialista em Gestão da Atenção Primária, Monique, além de doutoranda, é Mestra em Planejamento, Políticas, Gestão e Práticas de Saúde – Escola Nacional de Saúde Sérgio Arouca – ENSP/Fiocruz. Possui Residência em Gestão da Atenção Básica e Saúde da Família -ENSP/Fiocruz. Atuou como coordenadora de Atenção Primária do Estado do Espírito Santo e é Especialista de Projetos no PROADI-SUS – Hospital Albert Einstein. Pesquisa as áreas de Atenção Primária à Saúde e Promoção da Saúde, gestão de saúde e coordenação do cuidado, com atuação na área de design, serviços e produtos de saúde em inovação, liderança, projetos e inovação. É idealizadora do “Território Vivo da Atenção Primaria”.

5º. Encontro de Tecnologia Aplicada à Saúde

Palestra: Design thinking aplicado à saúde

Data: 22/02/2022 – 19h

Local: Evento online e gratuito.

Inscrições: https://bit.ly/3HLLVju

Realização: Disciplina inovação e Empreendedorismo na Saúde (docentes Famerp, Fatec Rio Preto e Sebrae Rio Preto)

Colaboração: INOVA CPS

Apoio: Parque Tecnológico de São José do Rio Preto; APL Saúde e Farma, Dera e  FSP-USP.

Mais informações pelo e-mail: moniquepadilha@usp.br