Dia Internacional da Mulher 2018 na FSP USP

Imagem: ONG Olga – www.thinkolga.com

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, designado pela ONU, dia 8 de março, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas., a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, realizará uma série de eventos para discutir a atual situação da mulher e sua relação com a saúde pública, tendo como organizadores, várias disciplinas dos cursos da Faculdade, entidades estudantis, ONGs e entidades da sociedade civil.

O evento é aberto a toda a Comunidade FSP, USP e à sociedade. Confira abaixo a programação e participe.

DATAS E LOCAIS:

– Dia 01/03 – Sala: Pedro Egídio

• 11-13h Roda de Conversa: “Qual a diferença entre paquera, assédio e estupro?“.Participação de estudantes da FSP, Centro Acadêmico Emilio Ribas, Comissão de Direitos humanos, Rede Não Cala, e profas. Simone Diniz e Cristiane Cabral.

– Dia 08/03 – Auditório Paula Souza

• 14:00h – -Aula aberta da disciplina de graduação Gênero, Raça/etnia, sexualidades e Saúde Pública, com documentário e debate. Com profas. Cristiane Cabral e Simone Diniz, sobre : “Como transformar a raiva e a frustração em ação política efetiva”.

– Dia 09/03 – Auditório João Yunes

• 14:00 – Quem foi Virgínia Bicudo? Coletivo Feminista Virgínia Leone Bicudo, da Escola de Sociologia e Política de SP.  Virgínia Bicudo foi uma visitadora sanitária formada na década de 20 na FSP (então Instituto de Hygiene) que foi socióloga, professora, pesquisadora do racismo e uma das fundadoras da psicanálise no Brasil.
  • 14:30h – 17:30h – Diálogos e Poemas de Stela do Patrocínio: “A voz da loucura”, com Viviane Mosé,  doutora em Filosofia, e moderação do prof. Alberto Advíncula Reis.
  • 17:30h – Apresentação musical ao vivo, com o grupo Sambadas.

Dia 15/03 – Auditório Paula Souza

• 14 às 16h, – Atividade “nutrição e feminismo: um diálogo sobre ser mulher e nutricionista” desenvolvida e realizada por: Mayara Sanay, Mary Helen, Profa. Betzabeth Slater e a Profa. Patricia Jaime.

O evento tem o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx.) da FSP/USP.