“Saúde É Pública” mostra projeto CASULO, intervenção em Paraisópolis para monitorar pacientes com COVID-19
Acompanhe todos os episódios em: Podcast Saúde É Pública

A COVID-19 continua ressurgindo em surtos em diversos países. Em áreas de grande vulnerabilidade social, o desafio de combate e controle da contaminação é ainda maior. Nos primeiros meses da pandemia, quando a doença matava essencialmente pobres da periferia, surgiu o projeto CASULO, um estudo de monitoramento de pacientes realizado no Complexo Paraisópolis, considerado a segunda maior favela da cidade de São Paulo, localizada na Zona Sul da capital.

No novo episódio do “Saúde É Pública”, a pós-doutoranda Patrícia Sampaio Chueiri, da FSP-USP, fala sobre esse trabalho, numa entrevista concedida à estudante de Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes, Taís Melo, ex-estagiária da Ascom da FSP-USP.

O estudo ocorreu num momento em que não se conhecia muito sobre o vírus e nem sobre a evolução da doença. Naqueles meses tenebrosos, as únicas medidas efetivas de proteção eram o uso de máscaras, o distanciamento físico e a higiene das mãos.

Mas como introduzir tais medidas sanitárias, numa comunidade em que as pessoas possuem prioridades mais urgentes, como comprar comida e itens pessoais básicos?

Os pesquisadores entraram na favela e foram entender as formas de intervenção possíveis para tentar frear a disseminação da doença. O projeto CASULO, supervisionado pela professora Aylene Bousquat, do departamento de Política, Gestão e Saúde daqui da Faculdade, aborda esta questão.

Saúde É Pública – o podcast da FSP-USP

Episódio 18 – 2ª temporada: “Estudo CASULO em Paraisópolis”

Participação:  Pós-doutoranda Patrícia Sampaio Chueiri, da FSP-USP.

Ouça na sua plataforma de áudio favorita! Disponível também no YouTube.

Ouça no Spotify: