A  |  A+ |  A-
Fórum de atualização sobre doenças transmitidas por vetores: vigilância entomológica aplicada às ações da saúde

O Programa de Mestrado Profissional em Entomologia em Saúde Pública da FSP-USP convida para o “Fórum de atualização sobre doenças transmitidas por vetores: vigilância entomológica aplicada às ações da saúde”, marcado para o dia 05 de maio de 2022, das 9h às 16h. O encontro será presencial, no Auditório João Yunes, com transmissão simultânea pelo Canal da FSP-USP no Youtube. Será fornecido certificado aos inscritos. Inscrições até o dia 02 de maio pelo link https://bit.ly/3K6n6iJ.

As doenças transmitidas por vetores com elevada morbidade e mortalidade afetam principalmente as populações menos favorecidas e têm impacto relevante na saúde pública. O controle desses insetos representa um grande desafio.

A transmissão de doenças como malária, leishmanioses, febre amarela, dengue, entre outras, com amplo histórico de ocorrência no Brasil, pode sofrer alterações decorrentes de atividades antrópicas e mudanças climáticas, intensificando a sua ocorrência. 

O seminário busca discutir e atualizar os conhecimentos da vigilância e o controle dos agravos causados por vetores, tendo em vista a estruturação de ações de saúde que contribuam para a sua redução.

“Fórum de atualização sobre doenças transmitidas por vetores: vigilância entomológica aplicada às ações da saúde”

Data: 05 de maio de 2022. 

Horário: das 9h às 16h.

Local: Anfiteatro João Yunes

Inscrições até 02/05: https://bit.ly/3K6n6iJ

Link da transmissão: https://bit.ly/2YiiMZp 

Programação

9:00-9:10. Abertura. Eunice Aparecida Bianchi Galati. Coordenadora Mestrado Profissional em Entomologia em Saúde Pública. 

9:10-9:50. Panorama das Doenças infecciosas transmitidas por vetores Palestrante: Guilherme Loureiro Werneck. Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

9:50-10:30. Malária na região Amazônica. Palestrante: Maria Anice Mureb Sallum. Departamento Epidemiologia FSP-USP.

10:30-11:10. Vigilância da Leishmaniose visceral canina no Brasil: Aspectos clínicos e laboratoriais. Palestrante: Fabiano Borges Figueiredo – Instituto Carlos Chagas/Fiocruz

11:10-11:45. Vigilância Entomológica na avaliação da implementação de Coleiras impregnadas para o controle da LV. Palestrante: Fredy Galvis Ovallos. Departamento Epidemiologia FSP-USP

11:45-12:10. Mesa de Discussão – Moderadora: Eunice Aparecida Bianchi Galati. Departamento Epidemiologia FSP-USP

14:00-14:50. Proposta de pesquisa para  generalização do modelo de malária de fronteira. Palestrante: Gabriel Laporta. Fundação Universitária da Grande ABC. 

14:50-15:30. Vigilância da Febre amarela no Brasil: cenário epidemiológico, avanços e perspectivas. Palestrante: Daniel Garkauskas Ramos. Ministério da Saúde.

15:30: Mesa de discussão. Moderador: Fredy Galvis Ovallos.