A  |  A+ |  A-
Aedes aegypti, escorpiões e suas reações a inseticidas são temas do 14º Ciclo sobre Atualização em Zoonoses da FSP-USP
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

O XIV Ciclo de Atualização em Zoonoses da FSP-USP debate no mês de abril os temas “Aedes aegypti e resistência a inseticidas” e o  “Comportamento de escorpiões à exposição de produtos domissanitários registrados, em diferentes superfícies”. As palestras acontecem no dia 27 de abril, a partir das 9h30, no Auditório João Yunes, com transmissão pelo Canal da FSP-USP no Youtube.

A primeira palestra será apresentada pela Dra. Maria de Lourdes da Graça Macoris , pesquisadora da Sucen/Fiocruz, que traz um histórico de como vem ocorrendo a resistência a inseticidas do Aedes Aegypti, bem como um histórico desta evolução no Estado de São Paulo e no Brasil. Ela abordará as estratégias de manejo utilizadas pelos Programas de Controle de Arboviroses. A proposta da palestra é alertar para o fator limitante do controle e incentivar a busca de estratégias sustentáveis. Para a especialista o “Aedes aegypti, vetor de arboviroses é alvo de intenso controle químico. O uso de inseticidas propiciou o desenvolvimento de resistência a diversas classes de produtos tanto no Brasil como em diferentes partes do mundo. “

Na sequência, às 10h, o Dr. Francisco José Zorzenon, pesquisador científico e dretor técnico da Unidade Laboratorial de Referência em Pragas Urbanas do Instituto Biológico/APTA da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, abordará o tema “Comportamento de escorpiões à exposição de produtos domissanitários registrados, em diferentes superfícies”.  Serão explanados os testes realizados em laboratório com diversos produtos domissanitários profissionais, registrados pela ANVISA, para o controle de escorpiões, objetivando a comprovação ou não de sua eficiência em diferentes superfícies, bem como o comportamento dos animais expostos quanto a possíveis níveis de agitação e irritabilidade, visando à segurança da saúde humana e ambiental. 

 

Moderadores:

  • Paulo Roberto Urbinatti, biólogo – Departamento de Epidemiologia da FSP-USP;  
  • Gladyston Carlos Vasconcelos Costa, biólogo – Analista de Saúde do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica (DVZ/COVISA/SMSP/SP).

Foto da homepage: Imagem de Mariakray por Pixabay