Entrevista do “Saúde É Pública” denuncia o abandono financeiro do Registro de Câncer de Base Populacional
Acompanhe todos os episódios em: Podcast Saúde É Pública

O Registro de Câncer de Base Populacional de São Paulo (RCBP-SP) é uma das importantes células do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O centro, sediado na Faculdade de Saúde Pública da USP, é responsável por monitorar a epidemiologia do câncer na cidade de São Paulo.

No 20º episódio do “Saúde é Pública”, o podcast da FSP-USP, a coordenadora do RCBP-SP e professora do departamento de Epidemiologia da Faculdade, Maria do Rosário, fala um pouco das dificuldades de manter e coletar os dados epidemiológicos sobre o câncer desse importante sistema de informação.

“Há quatro anos não recebemos repasses do Ministério da Saúde. O recurso que recebíamos, passou a ser verba SUS e agora não é repassado para o Registro de Câncer de Base Populacional de São Paulo, que tem vivenciado grandes dificuldades”, relatou a coordenadora do RCBP-SP.

Além da coleta de dados, os pesquisadores do Registro analisam a ocorrência, a distribuição e a evolução dos diversos tipos de câncer ocorridos na Capital. Desta forma, o serviço mapeia a incidência do câncer e possibilita que os órgãos públicos e gestores possam investir no planejamento de ações de prevenção e tratamento da doença.

O centro nasceu em 1969 a partir da iniciativa do Professor Antônio Pedro Mirra, que faleceu em 27 de Janeiro de 2022. Desde o início, o Registro sofreu com problemas financeiros, sendo possível estabelecer uma continuidade sem interrupções somente a partir de 1997. Hoje, o sistema de informação, que já possibilitou dezenas de mestrados, doutorados e pesquisas importantes sobre o câncer, está com dificuldades para manter seu funcionamento.

“Nossos únicos funcionários remunerados são os bolsistas de Iniciação Científica. Um deles está pesquisando a situação dos Registros de Câncer pelo Brasil. O outro investiga o câncer de próstata e sua incidência/prevalência conforme raça/cor. Outra bolsista está trabalhando os cânceres relacionados ao HIV. Enfim, são temas muito importantes e relevantes para os quais nossos dados podem dar bases a pesquisas”.

Quer entender um pouco mais sobre o que é e o que faz o Registro de Câncer de Base Populacional de São Paulo? Ouça a entrevista em sua plataforma de podcasts favorita. O “Saúde É Pública” está disponível em diversas plataformas, incluindo o Spotify e o Anchor.

Os episódios também são disponibilizados no Canal da FSP-USP no Youtube.

Podcast “Saúde É Pública”

Episódio 20: O Registro de Câncer de Base Populacional de São Paulo

Com a participação da Profa. Maria do Rosário, do Depto de Epidemiologia da FSP-USP.

Ouça no Spotify: