A  |  A+ |  A-
Podcast “Saúde É Pública” discute a tese “Exclusão, sofrimento e invisibilidade social dos imigrantes Haitianos em São Paulo”
Acompanhe todos os episódios em: Podcast Saúde É Pública

A tese “Haitianos em São Paulo – exclusão, invisibilidade social e sofrimento social”, recém-defendida na FSP-USP pelo sociólogo José Ailton Rodrigues dos Santos, é o tema do 21º episódio do podcast “Saúde É Pública”. Em sua segunda temporada, o projeto expande sua temática, trazendo entrevistas multissetoriais para mostrar as diversas interfaces da saúde pública.

A pesquisa mostra a trajetória dos imigrantes haitianos na capital paulista, desde sua saída, em Porto Príncipe, capital do Haiti, até chegar a São Paulo. Na condição de ativista negro e militante dos Direitos Humanos, Ailton se misturou a essa população desde 2004, quando o Exército Brasileiro foi para o Haiti, atendendo aos apelos da Organização das Nações Unidas (ONU).

No trabalho, o sociólogo propõe um olhar para novas diretrizes políticas de acolhimento humanitário a esses e a outros imigrantes que chegam ao Brasil com esperanças de condições de vida digna. 

Para o pesquisador, o país está longe de atender ao previsto na lei do imigrante. “Como sociedade, ainda temos um longo caminho para superar a mentalidade preconceituosa contra o imigrante, em especial contra o imigrante negro”, diz.

Na entrevista, Ailton conta como foi a experiência de ser testemunha ocular da rotina de vida dos haitianos em São Paulo. A entrevista foi feita pela ex-estagiária da Assessoria de Comunicação da FSP-USP, Taís Melo.

O “Saúde É Pública” está disponível em diversas plataformas, incluindo o Spotify e o Anchor

Os episódios também são disponibilizados no Canal da FSP-USP no Youtube.

 

Podcast “Saúde É Pública”

Episódio 21: Imigrantes Haitianos em São Paulo

Com a participação do sociólogo José Ailton Rodrigues dos Santos, doutor pela FSP-USP.