A  |  A+ |  A-
Ciclo de debates na FSP-USP discute a vigilância de pombos em áreas urbanas
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

O XIV Ciclo de Atualização em Zoonoses da FSP-USP debate no mês de maio os temas “Biologia, manejo e controle de pombos em áreas urbanas” assim como “Vigilância de pombos em áreas urbanas”. As palestras acontecem no dia 25 de maio, a partir das 9h30, ao vivo, com transmissão pelo Canal da FSP-USP no Youtube.

A primeira palestra será apresentada pelo Dr. Renato Amatruda de C Filho, Médico Veterinário da Divisão Técnica do Centro de Controle de Zoonoses –  Seção Técnica de Controle de Roedores e Vetores da Prefeitura Municipal de Guarulhos.

A palestra do Dr. Renato ,visa conhecer a biologia,  as formas de manejo de controle da pomba-doméstica (Columba livia), pois nas cidades ocupam ambientes como praças, escolas, hospitais, igrejas e outros prédios de grande concentração e circulação de pessoas, causando prejuízos econômicos e riscos à saúde pública, pois carreiam diversos patógenos e artrópodes (moscas, carrapatos, piolhos), responsáveis por doenças alérgicas e/ou graves aos seres humanos. 

Na sequência, às 10h, o Dr. Gladyston Carlos Vasconcelos Costa, Analista de Saúde – Biólogo do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica – DVZ/COVISA/SMSP/SP, abordará um caso de epizootia envolvendo a mortalidade de pombos Columba livia, por vírus Newcastle, na cidade de São Paulo e a importância de manter ativa a vigilância desses eventos. Essas aves foram coletadas pela Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e submetida ao isolamento e caracterização genética do vírus. 

Moderadores:

  • Dr. Paulo Roberto Urbinatti, Biólogo – Departamento de Epidemiologia da FSP-USP.  
  • Dra. Regina Célia Gentil, Analista em Saúde – Bióloga do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica da Prefeitura de São Paulo (DVZ/COVISA/SMSP/SP)

Foto da homepage: Imagem de Ofoto Ray por Pixabay