A  |  A+ |  A-
Transa de saberes com o Movimento Brasileiro de Prostitutas, no dia 27 de junho
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

No dia 27 de junho, das 14h às 18h, ocorrerá a primeiro  Transa de Saberes com o movimento brasileiro de prostitutas, marcando o 35º aniversário do movimento.

A evento é uma realização do projeto “Cosmopolíticas do Cuidado no fim-do-mundo”, o bacharelado em saúde pública da Universidade de São Paulo e o CPaS-1 (coletive de pesquisa em antropologia, arte e saúde pública).

Para a ocasião, o projeto convidou Lourdes Barreto (Belém), Jesus Costa (São Luiz), Edna Maciel (Macapá) e Denise Viana (Manaus), militantes vindas no Norte, trabalhadoras sexuais, e trabalhadoras da saúde e  dos direitos humanos.

A aula ocorrerá presencialmente no auditório João Yunes da FSP-USP, e terá transmissão ao vivo pelo Canal da Faculdade de Saúde Pública no Youtube.

O movimento brasileiro de prostitutas, um dos mais antigos e abrangentes movimentos sociais e políticos de trabalhadoras sexuais do mundo, é um projeto de transformação social, revolução e reivindicação de direitos que em toda sua vida caminhou junto ao Sistema Único de Saúde e ao projeto brasileiro da Saúde Coletiva.

Como abjetas pela moralidade e a legalidade institucionais, as prostitutas vivem suas vidas, e atravessam epidemias, com e apesar, junto a e contra, os saberes da ciência e da lei. Como agentes capilares em programas institucionais de saúde, elas conhecem as potências e os meandros. Quando o poder vem, elas fogem; quando se ausenta, elas reagem e cuidam. Com elas trançamos linhas de força e transformação; aprendemos de quem sabe.

Fonte: FSP-USP