
Pesquisadores realizam estudo de coorte em Cruzeiro do Sul, no Acre. Foto: Arquivo/MINA Brasil.
Mais um fruto do Estudo MINA-Brasil – Saúde e Nutrição Materno-Infantil no Acre acaba de ser publicado. O artigo assinado por Maíra Malta e autores, sob a orientação da Profa. Marly Cardoso, coordenadora do projeto, aborda os benefícios da atividade física durante a gestação, mesmo em locais de grande vulnerabilidade, como é o caso onde a pesquisa vem sendo realizada.
A prática de ao menos 150 minutos de exercícios no lazer por semana, conforme indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), teve impactos positivos tanto com relação ao excesso de peso do bebê, quanto no baixo peso ao nascer.
O Estudo MINA acompanha, desde 2015, uma coorte de 1.000 crianças e suas mães, no município de Cruzeiro do Sul (Acre), e vem realizando uma diversidade de levantamentos da situação de saúde dessa população.
O artigo Leisure-time physical activity in Amazonian pregnant women and offspring birth weight: A prospective cohort study foi tema de reportagem publicada pela Agência Fapesp no dia 08 de junho de 2022.
Fonte: Agência Fapesp