FSP USP sedia reunião da Revista Científica “Health Promotion International”

Foto: Adilson Godoy.

Foi realizada no último dia 01 de março, no Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, a reunião do “editorial board” da Revista Científica “Health Promotion International”, para a avaliação de artigos com vista a futura publicação de um número temático da revista, sobre o tema “Democracia e Promoção da Saúde”.

A proposta deste número temático da revista tem por objetivo relatar os resultados da 22ª. Conferência Mundial de Promoção da Saúde, realizada pela União Internacional de Promoção da Saúde (UIPS) em Curitiba-PR, no mês de maio de 2017, que teve como tema, ”Promoção da Saúde como Promoção da Equidade”, reunindo cerca de  1.500 pesquisadores de todo o mundo.

Para o Prof. Marcos Akerman, “é um prazer acolher no Departamento de Política Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, esta reunião do “editorial board” da revista, composto por Nina Walace, da Universidade do Novo México; pela Profa. Erma Mancur; pela UIPS e também da UNICEF; pela colega Eunice Franco de Sá, da UFPE; pela Profa. Rosilda Mendes, pela UNIFESP – Campus Baixada Santista; Deise Rocha – Coordenadora do GT de Promoão da Saúde; Júlia Nogueira da UNB; Lenira Zanda – FIOCRUZ  e Simone Moises – PUC – PR, para avaliar a primeira leva de artigos que recebemos”. “Foram recebidos um total de 21 artigos e vamos fazer agora uma primeira análise para que esses artigos possam subir para o site da revista e passar por um processo de revisão por pares, para publicarmos depois neste número temático da ‘Healt, Promotion International’, chamado ‘Democracia e Promoção da Saúde’ que será lançado ao longo de 2018”.  “Gostaríamos de lançar este número temático da revista no Congresso da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – Abrasco, no Rio de Janeiro em Julho. Mas se não for possível, lançaremos alguns artigos, porque não haverá versão impressa. Só haverá versão digital, online. Então é provável que comecemos postando os artigos que forem aprovados e depois continuaremos um processo contínuo de divulgação dos artigos”, afirma ainda o Prof. Marco.

Essa primeira reunião foi realizada na FSP/USP, porque São Paulo é um centro importante para o acesso de pessoas de diversos lugares do país como parte das atividades comemorativas do Centenário da FSP/USP e porque o Prof. Marco Akerman – docente do Departamento de Gestão e Saúde, é o coordenador desse “editorial board” e teve um papel importante na coordenação e elaboração do Congresso da UIPES realizado em Curitiba, juntamente com os membros da Prefeitura Municipal de Curitiba e da PUC-PR , como a Profa.  Simone Moises e de todo o Grupo de Trabalho (GT) de Promoção da Saúde da ABRASCO, do qual o Prof. Marco, também foi Coordenador e também Vice-Presidente Regional da UIPS para a América Latina na época desse Congresso , fazendo com que a FSP/USP ganhasse relevância neste processo.

Para a Profa. Rosilda Mendes, da UNIFESP e membro do GT de Promoção da Saúde da ABRASCO, “esse número é importante por ser um desdobramento do Congresso da UIPES, trazendo as vozes desse importante evento, dando visibilidade internacional a este grande campo da promoção da saúde”.

Para a Profa. Nina Wallerstein – Professora da Universidade do Novo México, EUA, que está há dois meses na FSP/USP, colaborando em pesquisas no Departamento de Política, Gestão e Saúde, “estamos fazendo uma revista baseada no tema de equidade em saúde. É ótimo para mim participar desse grupo, tendo uma oportunidade única de trabalhar junto com pessoas de diferentes partes do Brasil”.

Neste tempo de colaboração na FSP/USP, a Profa. Nina também fez o Curso de Verão “Empoderamento e Participação Social e Pesquisa-Ação”, oferecido pela faculdade. Para a Profa. Nina, essa participação “foi uma coisa linda, uma oportunidade de discussão, de troca com integrantes de outros países, para mostrar minhas ferramentas, metodologias e instrumentos de pesquisa, minhas experiências e o que estou fazendo no EUA”.

“Meu objetivo nesta estadia na Faculdade é criar uma parceria entre a FSP/USP e a Universidade do Novo México para realização de uma pesquisa multicêntrica a ser realizada em diferentes regiões do Brasil com projetos comunitários na linha da pesquisa-ação participativa, aplicando algumas ferramentas que desenvolvi ao longo de meus 30 anos de pesquisa, com comunidades vulneráveis, comunidades indígenas, etc…”, complementa a Profa. Nina.

As discussões ocorreram durante todo o dia e em breve os primeiros artigos aprovados estarão disponibilizados no site da Revista Científica “Health Promotion International”.

Texto: ASSCOM/FSP/USP.