Ana Carla Coleone de Carvalho, autora da tese de doutorado “A presença de fármacos e cafeína em água superficial e destinada ao consumo humano”, participa do 30º episódio do “Saude É Pública”, o podcast da FSP-USP. O orientador do trabalho, professor Wanderley da Silvia Paganini, do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP, também participou da entrevista.
Ana Carla fala da sua pesquisa, que verificou a presença de cafeína e de 9 fármacos de diferentes classes, dentre eles os antitérmicos, analgésicos, anti-hipertensivo e antidislipidêmico, de ação cardiovascular, e também os psicofármacos, largamente utilizados e que têm ação do sistema nervoso central. As substâncias foram analisadas tanto na água bruta que abastece uma Estação de Tratamento de Água (ETA), quanto na água tratada após um tratamento convencional.
Segundo os pesquisadores, houve “remoção completa de todos os compostos após o tratamento”. Quer saber como eles fizeram a pesquisa e conhecer detalhes desse trabalho? Ouça a entrevista na íntegra, disponível em diversas plataformas de áudio, incluindo o Spotify.
O episódio destaca ainda os 10 anos de aniversário do Sustentarea, que comemora com um evento entre os dias 27 e 29 de setembro. Na seção Boletim, o podcast convida o público para saber mais sobre a nova campanha do Estudo Nutrinet que está rolando nas redes sociais.
Ative o sininho e não perca nenhum episódio!
“Saúde É Pública” – 30º episódio: “A presença de fármacos e cafeína em água superficial e destinada ao consumo humano”
Com a participação de Ana Carla Coleone de Carvalho, doutora pela FSP-USP, e do Prof. Wanderley da Silvia Paganini, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP