A  |  A+ |  A-
90º Web-Encontro Fórum Acidentes de Trabalhos no dia 07 de outubro
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

No dia 07 de outubro, a partir das 9h, acontece o “90º Web-Encontro Fórum Acidentes de Trabalho e 38º seminário de estudos de intervenção/LM: Contradições organizacionais por trás do descumprimento das normas de segurança” organizado pela FSP-USP.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Faculdade de Saúde Pública do Youtube.

A investigação sobre segurança e confiabilidade no trabalho tem negligenciado os conhecimentos dos trabalhadores na implementação prática da segurança organizacional. A falta de cumprimento das normas e procedimentos de segurança por parte dos trabalhadores representa ainda uma incógnita, que tradicionalmente resulta na culpabilização dos operadores de linha de frente e esconde as razões organizacionais por trás destas práticas. Gestores intermediários vivenciam esses dilemas no cotidiano e frequentemente fazem vista grossa sobre práticas divergentes das normas.

Será discutido o caso de um porto de transbordo da Europa, em que pesquisadores italianos realizaram um estudo etnográfico usando a teoria da atividade histórico-cultural para revelar contradições organizacionais, processos de aprendizagem e a dinâmica da prática de segurança do trabalho. As implicações práticas do estudo dizem respeito à concepção de treinamento e gerenciamento de segurança para a organização. Este trabalho também destaca como o conhecimento local e as práticas dependentes do contexto podem ajudar a melhorar a compreensão da aplicação situada das normas de segurança. A apresentação e o debate contarão com a participação do Dr. Giuseppe Scaratti, um dos autores do artigo e professor de psicologia do trabalho e organizacional da Universidade de Bérgamo, na Itália.

A mestranda da FSP-USP, Daniele Fernandes Gallo, fará a mediação. A tradução simultânea será de Heloiza Vilela.