Professor da FSP-USP participa da elaboração de livro sobre governança ambiental na Macrometrópole Paulista

O professor Leandro Luiz Giatti, do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP, participou da construção do livro “Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face à Variabilidade Climática”, sobre os resultados obtivos através de um Projeto Temático da FAPESP. A pesquisa foi realizada entre 2017 e 2022 com seis eixos de estudo.

O livro apresenta abordagens inovadoras e interdisciplinares que atendem à complexidade dos tempos atuais, potencializando outras racionalidades para o envolvimento e articulação de diversos sistemas de conhecimento vinculados aos eixos da pesquisa. O desafio da interdisciplinaridade mostra o enorme potencial de estabelecer cortes transversais na compreensão e explicação em contextos de pesquisas, incluindo conexões entre conhecimentos face à complexidade dos processos socioambientais. Além disso, a obra evidencia a necessidade de incorporar outras formas de conhecimentos e objetos científicos híbridos sobre os temas abordados num contexto caracterizado pela complexidade, incerteza e diversidade nas multicausalidades e relações de interdependência de processos que compõem a Macrometrópole Paulista.

O projeto, sediado no Instituto de Energia e Ambiente da USP, e coordenado pelo professor Pedro Roberto Jacobi, é composto por docentes, pesquisadores e discentes de diversas unidades da USP, da Universidade Federal do ABC, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica e da Universidade São Judas Tadeu.

O livro pode ser consultado pelo site da editora.