Aluno da FSP-USP vence concurso da Prefeitura de São Paulo com projeto de inovação voltado a ações ambientais e sanitárias

Murilo de Oliveira, aluno do curso de Bacharelado em Saúde Pública da FSP-USP, ficou em primeiro lugar na 11ª Edição do Prêmio “As Melhores Práticas de Estágio na Prefeitura de São Paulo”, promovido pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP) da Secretaria Municipal de Gestão (SEGES), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

A ideia do concurso é que estagiários da Prefeitura de São Paulo criem propostas de inovação para a Prefeitura, com base nas experiências vividas no período do estágio. Neste ano, a edição teve como tema “São Paulo em busca de Inovação: A Integração de Competências na Administração Pública”. Os projetos focaram em ações para melhorias internas, de preferência no órgão de atuação do estagiário e envolvendo atendimento ao público e políticas públicas.

Murilo, que é estagiário na Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental (DVISAM) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA/SMS), ganhou na categoria individual com o projeto “Painel MAIS São Paulo: integrando coordenadorias e ciências sobre ambiente, mudanças climáticas e sustentabilidade”. O trabalho é um painel de dados resultantes de ações ambientais e sanitárias realizadas pela Prefeitura. Como boa parte dessas ações ocorre por pactuações com o Ministério da Saúde, o formato é replicável para todos os estados e municípios do Brasil.

“O painel foi projetado em linguagem simples, porque as ações ambientais são multidisciplinares e técnicas e dessa forma tendem a ficar distantes da população. O trabalho apoia decisões técnicas e gerenciais de interesse do SUS, mas também serve como um portal de transparência ativa, educação em saúde, cidadania e participação social da Prefeitura. A ideia é que os munícipes também possam consultar informações sobre qualquer endereço ou CEP paulistano e que possam informar dados ou sugerir mudanças para as condições ambientais da cidade”, diz Murilo.

A 11ª Edição do Prêmio recebeu 170 inscrições e doze estagiários foram selecionados para a fase final. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 29 de novembro de 2022, no Edifício Matarazzo. Murilo conta que apresentou o trabalho para uma comissão julgadora, com quinze representantes da Prefeitura e cinco do CIEE. “Eles ficaram surpresos e felizes com a existência do curso de Bacharelado em Saúde Pública; falei que é um curso novo e que vem formando gestores e analistas na área da saúde pública”, comenta o aluno.

Saiba mais informações sobre o prêmio pelo link.