Na estreia da 3ª temporada, podcast da FSP-USP entrevista Padre Júlio Lancellotti
Acompanhe todos os episódios em: Podcast Saúde É Pública

O padre Júlio Lancellotti é o convidado especial da estreia da terceira temporada do “Saúde É Pública”, o podcast da Faculdade de Saúde Pública da USP. A entrevista, realizada na paróquia São Miguel Arcanjo, localizada no Belenzinho, Zona Leste da capital paulista, traz as impressões do padre Júlio sobre a fome nas ruas de São Paulo e um pouco do cenário político vivido atualmente no país.

A equipe visitou o padre em sua paróquia um dia após a publicação no Diário Oficial da Lei 14.189- conhecida como Lei Padre Júlio Lancellotti. A lei proíbe o emprego da chamada arquitetura hostil, ou seja, construções criadas para afastar pessoas de certos espaços de uso público, dificultando o acesso, por exemplo, de idosos, crianças e principalmente, pessoas em situação de rua.

O padre foi escolhido para abrir o miniespecial sobre fome por seu relevante papel social com pessoas em situação de rua. O tema da fome será tratado ainda nos dois episódios seguintes do podcast.

A professora Dirce Maria Lobo Marchioni apresentará na sequência todos os detalhes do INCT Combate à Fome, um importante centro avançado de pesquisa que será sediado na FSP-USP. Em seguida, o professor Ricardo Abramovay, novo Titular da Cátedra Josué de Castro, faz uma reflexão sobre políticas públicas voltadas ao grave problema da fome no país. Os próximos miniespeciais trarão temas como vacinas, saúde mental e outros sugeridos pelos ouvintes.

Arquitetura hostil, aporofobia (ou ódio aos pobres), fome e política atual são alguns dos temas tratados na entrevista com o padre Júlio. Ouça a entrevista na íntegra em sua plataforma de áudio favorita.

O “Saúde É Pública” está disponível em diversos aplicativos, incluindo Spotify, Anchor e Youtube.

Saúde É Pública
Episódio 37: “A Fome vista nas ruas”
Com Padre Júlio Lancellotti