Nota sobre queda de árvore na rua Teodoro Sampaio

A Direção da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo vem a público expressar sua consternação e registrar que está acompanhando de perto o acidente ocorrido com uma árvore no campus. Cabe ressaltar que a Universidade de São Paulo irá arcar com todas as responsabilidades e danos causados às pessoas e ao patrimônio material atingido. Felizmente, o acidente não resultou em vítimas fatais. A família que estava no interior do veículo atingido pela árvore sofreu ferimentos leves, sendo prontamente atendida no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas.

A queda da árvore ocorreu no feriado de Carnaval, no dia 21 de fevereiro, por volta das 18h, durante a forte chuva ocorrida nessa data. Na quarta-feira pela manhã, o trânsito já estava liberado parcialmente no local, graças à prontidão dos técnicos da Prefeitura Municipal de São Paulo e dos agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Os motivos da queda ainda estão sendo melhor investigados, mas há indícios de que a forte ventania e o encharcamento do terreno causado pelo excesso de água da chuva causaram a instabilidade na árvore que, ao cair, arrastou outras duas árvores e também um poste. A queda da eletricidade não afetou o fornecimento aos hospitais da região e nem da própria FSP. Apesar da destruição da rede elétrica, o serviço foi restabelecido rapidamente pela Enel.

A FSP-USP acompanha periodicamente a saúde das árvores no campus. A unidade em questão não aparentava sinais de fragilidade; portanto, estava sadia, sem indicações de que haveria risco de queda.

A Direção da Faculdade reitera sua consternação e preocupação sobre o ocorrido e vem a público esclarecer que está em estrita observância da saúde das árvores do campus. A Direção expressa seu agradecimento aos técnicos da Prefeitura, da CET, da Enel e do Corpo de Bombeiros.

Em especial, a FSP-USP agradece ao Instituto da Criança do HCFMUSP que rapidamente atendeu aos feridos, e também à equipe do Instituto Médico Legal que ajudou nas providências de remoção dos escombros antes da chegada dos socorristas e do Corpo de Bombeiros ao local. Vale mencionar que esta equipe do IML acabava de chegar do socorro às vítimas das fortes chuvas ocorridas no litoral Norte do estado de São Paulo.