A  |  A+ |  A-
Políticas públicas e estudos epidemiológicos virtuais: experiências do International Food Policy Study e do Estudo NutriNet Brasil, no dia 17
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

Estudos epidemiológicos realizados inteiramente pela Internet podem ser uma importante e valiosa ferramenta para informar políticas públicas, identificar tendências de saúde, avaliar  fatores de risco, bem como a eficácia de políticas ou medir disparidades de saúde e desenvolvimento. Neste evento, marcado para o dia 17 de maio, a partir das 15h, especialistas do Brasil e Canadá debatem a questão, com apresentações curtas seguidas por uma discussão moderada e espaço aberto a perguntas e respostas da audiência.

Algumas vantagens em relação aos métodos tradicionais de coleta de dados são o maior potencial de alcance e conveniência para os participantes, melhor custo-benefício e coleta de dados em tempo real. No entanto, alguns desafios precisam também ser considerados, tais como viés de amostragem e de não resposta, restrição de acesso em certas populações, bem como problemas técnicos. 

Neste webinar serão discutidas as experiências oriundas de dois grandes estudos epidemiológicos realizados online: o International Food Policy Study, uma pesquisa transversal anual realizada em seis países, e o Estudo NutriNet Brasil, um estudo de coorte realizado com uma grande amostra de brasileiros.

 

Palestrantes

David Hammond PhD – Professor e University Research Chair na Escola de Saúde Pública da Universidade de Waterloo (Canadá). Professor e University Research Chair na Escola de Saúde Pública da Universidade de Waterloo (Canadá). Sua pesquisa se concentra em políticas de alimentos e nutrição, incluindo as áreas de rotulagem nutricional, marketing de alimentos e educação pública. O professor Hammond trabalha em estreita colaboração com governos em todo o mundo e atuou como consultor da Organização Mundial da Saúde. Também atua como testemunha especialista em casos judiciais, principalmente em defesa de governos em relação a regulamentações de saúde desafiadas legalmente pelas indústrias de tabaco, alimentos e cannabis.

Euridice Steele Martinez PhD – Pesquisadora pós-doutora no Centro de Pesquisa Epidemiológica em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo, Brasil. Pesquisadora pós-doutora no Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição (NUPENS) e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP. Sua pesquisa se concentra na associação entre consumo de alimentos ultraprocessados, qualidade da dieta e resultados de saúde usando métodos epidemiológicos orientados por dados. Ela conduziu pesquisas sobre o consumo de alimentos ultraprocessados e sua associação com fatores sociodemográficos, qualidade da dieta (em termos de perfil nutricional e presença de xenobióticos) e resultados de saúde (como síndrome metabólica ou obesidade), entre crianças, adolescentes e adultos nos Estados Unidos e em outros países, como Brasil, Espanha, Reino Unido e Austrália.

 

 

Informando políticas públicas a partir de estudos epidemiológicos virtuais: experiências do International Food Policy Study e do Estudo NutriNet Brasil
Data: 17 de maio
Horário: 15h
Transmissão pelo Canal da FSP-USP no Youtube