A  |  A+ |  A-
Comissão Lancet lança relatório sobre sinergias entre agendas da saúde global, com participação de professora da FSP-USP

A Profa. Deisy Ventura, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP, coordenou um dos onze estudos de caso que fundamentam o relatório da Comissão Lancet sobre sinergias entre cobertura universal de saúde, segurança sanitária e promoção da saúde. O documento foi lançado no dia 22 de maio, por ocasião da 76ª Assembleia da Organização Mundial da Saúde, em Genebra (Suíça). 

A Comissão se propôs a examinar a fragmentação de três agendas ligadas à saúde global: a cobertura universal da saúde; a segurança sanitária e a promoção da saúde. Tais agendas constituem atualmente políticas, programas e sistemas de saúde globais, nacionais e subnacionais, com financiamentos não sinérgicos. A fragmentação resulta em subinvestimento na capacidade de saúde pública; em resiliência limitada para acomodar as necessidades de aumento da demanda de cuidados de saúde; além de populações mais vulneráveis e graves impactos socioeconômicos. 

Deisy, que também integrou o grupo de redação do relatório final, escreveu artigo no Jornal da USP, contando detalhes sobre a formação da comissão, bem como sobre o conteúdo do relatório. Acesse o artigo na íntegra aqui.